PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Camera compra esmagadoras, duplica capacidade industrial e prepara ampliação da usina de biodiesel


BiodieselBR.com - 03 fev 2011 - 07:19 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:15
Empresa assume estrutura da Granoleo - uma das cinco maiores processadoras de soja do RS, duplica sua atividade industrial para mais de 1,1 milhão de toneladas de soja/ano e prepara grande ampliação na usina de biodiesel.

A Camera SA, com sede em Santa Rosa-RS, informou ontem que adquiriu os principais ativos da Granoleo S/A. No total, esta aquisição envolve quatro  unidades. A principal delas, situada no complexo portuário de Estrela – RS, é uma tradicional e bem estruturada fábrica de óleos e farelos vegetais capaz de esmagar 1.500 toneladas de soja por dia (aproximadamente 9 milhões de sacos de 60kg por ano).

A empresa informou ainda que em no mês passado protocolou pedido junto a ANP para ampliar a capacidade da usina de biodiesel em 62%. Com a ampliação a unidade deve passar de 144 milhões de litros por ano para 233 milhões de litros.

As aquisições
No mesmo complexo portuário de Estrela, a aquisição incluiu mais um parque industrial próximo, com área de 10 hectares e também formado por uma fábrica de óleos e farelos vegetais. Com capacidade maior, de 2.000 toneladas de soja por dia, a estrutura encontra-se fora de operação há 12 anos. O projeto inicial prevê a retomada da operação de armazenagem de grãos existente no local. No médio prazo, deverá atender produtores rurais locais, replicando o modelo de negócios das Casas Camera.

Localizada em São Borja, a unidade de recebimento de grãos adquirida no negócio será integrada à rede de Casas Camera, hoje formada por 42 pontos distribuídos em 5 regiões do Estado. Com foco no relacionamento com a base de 25 mil produtores rurais e agricultores familiares, estas Casas fomentam a produção agrícola através da prestação de assistência técnica gratuita e fornecimento de insumos, originando as safras de soja, trigo, milho e arroz. Esta
operação, que deu origem a empresa que completa 40 anos de fundação em 2011, é considerada a mais importante e garante o abastecimento de soja em grão para as fábricas de Santa Rosa e, agora, também de Estrela.

Para a unidade de recebimento de grãos localizada em Palmeira das Missões, que também entrou no negócio e de pouca expressividade, a decisão pela operação se dará no segundo semestre. Como resultado imediato para os negócios da companhia, a duplicação da capacidade industrial proporciona a autosuficiência de óleo degomado de soja, que representa a principal matéria-prima de sua Refinaria e de sua recém inaugurada Usina de Biodiesel.

Capacidade estática
Outro indicador relevante para este setor do agronegócio é a capacidade estática de armazenagem de granéis das empresas. O crescimento da Camera será de 35%, passando de 8,5 para 11,5 milhões de sacos. Com relação à geração de empregos, estima-se um incremento imediato de 10 a 15% do quadro de pessoal, atingindo a marca de 1.000 colaboradores.

Um dos fatores que possibilitaram a aquisição foi o aumento de capital da Camera realizado pelo fundo de investimentos CRP VII, em dezembro último. A presente operação com a Granóleo antecipou seu plano de investimentos de até R$ 200 milhões para os próximos 5 anos, estimando a companhia atingir o faturamento anual na casa de R$ 3 bilhões até 2015. O aumento do porte e o foco na melhoria contínua da governança corporativa faz parte do projeto de abertura de capital na Bolsa de Valores no prazo de 3 anos.

Camera Agroalimentos

BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa