PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

ALL entra no transporte de biodiesel e investe em terminais


Valor Econômico - 15 ago 2011 - 05:44 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A América Latina Logística (ALL) está entrando no segmento de transporte de biodiesel e planeja, para 2012, conseguir participação de 50% do volume que passa próximo de sua malha ferroviária. A primeira experiência começou no mês passado, no trecho entre Esteio (RS) e Araucária (PR), municípios distantes 700 quilômetros, que estão operando com carregamentos diários. Outros quatro pontos de atuação estão definidos e os investimentos nos cinco terminais somarão R$ 60 milhões. Eles serão feitos por empresas de distribuição de combustíveis.

A ALL já transportava diesel, gasolina e álcool - este último, desde 2007, e ele já responde por 30% da carga de combustível movimentada. Com o biodiesel, a empresa conseguirá mais cargas de retorno. Hoje, por exemplo, ela vai com diesel do interior de São Paulo até o Mato Grosso e volta com álcool. Os mesmos vagões passarão a receber também biodiesel. A intenção é que os terminais de Alto Taquari (MT), Passo Fundo (RS) e Paulínia (SP) estejam prontos para operação com o produto no primeiro semestre de 2012. O Norte do Paraná também está nos planos.

"Isso é bastante relevante porque o Brasil produziu 2 bilhões de litros de biodiesel no ano passado e, pela nossa malha, passam 1,4 bilhão de litros, ou 70%", diz Luis Gustavo Vitti, gerente de produtos líquidos. A intenção, segundo ele, é crescer seguindo a proporção do acréscimo de biodiesel no diesel vendido nas bombas. A expectativa é de que, até 2014, a porcentagem da mistura suba dos atuais 5% para 10%. Ou seja, a ALL pretende dobrar o volume. Para 2013, a companhia espera chegar a 2 bilhões de litros do produto.

Hoje a companhia transporta cerca de 8,5 bilhões de litros de combustíveis. Em 2010, o segmento industrial respondeu por 28% do volume movimentado pela ALL no país, e o transporte de líquidos contribuiu com 40%. Com biodiesel, ela passa a concorrer com caminhões e usará como estratégia preços mais baixos. "Vamos mexer com os preços desse mercado", afirma Vitti, que fala em valores 20% a 30% menores dos que os praticados no meio rodoviário. A estratégia com o biodiesel faz parte dos planos de crescer buscando oportunidades ao longo da malha.

Marli Lima

Tags: All Logística