PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Agespisa (PI) começa a abastecer sua frota com biodiesel


180 graus - 28 fev 2011 - 06:09 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A Agespisa já está abastecendo 25 veículos da sua frota com o biodiesel produzido na usina da companhia a partir do óleo de cozinha usado. O combustível polui menos o meio ambiente e é avaliado como eficiente pelos técnicos, com algumas vantagens em relação ao óleo diesel.

“Os carros da Agespisa abastecidos com biodiesel produzem menos fuligem, são mais potentes e silenciosos porque a lubrificação do motor é melhor”, ressaltou o químico industrial, Evandro Mariano, responsável pela Usina. Os carros utilizam 30% de biodiesel e 70% de óleo diesel.

Em um ano de funcionamento e com resultados tão bons, a empresa já realizou novos investimentos para aumentar a produção de biodiesel, que saltou de 120 litros por dia para 240 litros. A coleta do óleo usado é feita em 294 estabelecimentos comerciais cadastrados.

No caso do usuário doméstico, o produto pode ser encaminhado para qualquer um dos 11 postos de atendimento da Agespisa em Teresina. Cada litro de óleo rende ao colaborador uma economia de R$ 0,30 na conta de água. A produção de biodiesel é uma das principais ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pela Agespisa que contribuem para a despoluição e preservação dos Rios Poti e Parnaíba. Pesquisas mostram que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água.

Coleta de óleo reduz problemas na rede de esgoto
Outro objetivo da Usina de Biodiesel da Agespisa é reduzir problemas no sistema de esgotamento sanitário. O óleo jogado nas pias das residências e da rede de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e hotéis, provoca o entupimento da rede de esgotos da companhia e aumenta os custos com o processo de limpeza.