PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
creditos de carbono

Biodiesel ainda não atraiu toda rede de postos no CE


Diário do Nordeste - 03 jul 2006 - 00:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A oferta de biodiesel nos postos de Fortaleza ainda é tímida, mesmo dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), de que todo o diesel comercializado no País contenha 2% do componente orgânico, muitas bandeiras ainda não começaram o repasse para que a nova opção chegue ao consumidor final.

Ao contrário do que muitos pensam, o biodiesel fabricado à base de insumos de vegetais como a mamona, não substitui integralmente o combustível já disponível no mercado. O novo produto é, na verdade, uma mistura em que 98% do volume é de diesel e 2% do similar orgânico.

Dentre as vantagens apontadas com essa adição aparecem o menor índice de poluição, o incentivo à produção dos itens a serem usados como matéria-prima e uma menor dependência do petróleo no mercado internacional. Para potencializar esses efeitos benéficos, estão sendo desenvolvidos estudos por todo o País, inclusive no Ceará, para ampliar o percentual empregado.

Caso seja demonstrado que o aumento da composição de biodiesel sobre o diesel não representa qualquer dano ao motor nem queda de desempenho do veículo, a intenção é continuar ampliando a participação. Hoje em dia, por conta da produção ainda ser inexpressiva, o substituto não é competitivo, chegando a custar até duas vezes mais que o diesel puro. Por tratar-se de uma mistura com pequena quantidade, o impacto desse encarecimento no preço final ainda é baixo.

DEMANDA - Funcionários da rede de postos Aliança — uma das primeiras a comercializar o item — dão conta de grande procura por parte dos consumidores para testar e iniciar o uso do novo combustível. Com quatro estabelecimentos na Capital, a rede já opera com o biodiesel em dois, devendo atingir a todos até o fim deste mês.

Já Ana de Oliveira, proprietária do Star Posto, no cruzamento das avenidas Abolição e Osvaldo Cruz, revela que os consumidores “ainda não estão sequer perguntando pela nova mistura”. Por conta de ser de bandeira Texaco, o posto ainda não está recebendo o biodiesel no Estado, por enquanto exclusivo aos postos BR.

Situado em uma zona nobre da cidade, onde é grande o número de carros importados que utilizam a força do diesel, o Star Posto comercializa quantidades consideráveis do produto. “Em média, 20% do que vendemos diariamente é de diesel, por enquanto puro”, ilustra Ana de Oliveira. (LA)