PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Univaldo Vedana

Produtores argentinos revoltados, bom para quem?


Univaldo Vedana - 02 abr 2008 - 06:28 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

O aumento do imposto de exportação da soja e girassol na Argentina de 35% para 44% em uma escala móvel deixou os produtores argentinos em estado de guerra. Protestos, panelaços e bloqueio de estradas acontecem em todas as regiões produtoras. Esses movimentos são organizados pela FAA (Federação Agrária Argentina), pela SRA (Sociedade Rural) e pela CRA (Confederação Rural Argentina).

A escala móvel do imposto de exportação funciona da seguinte maneira: quanto maior a cotação internacional, maior será o imposto de exportação. Hoje com o preço da soja no mercado internacional equivalente a U$ 483 por tonelada, o preço que o produtor rural recebe na Argentina corresponde a U$ 292 por tonelada. Em um aumento do preço de U$ 500 para U$ 600 por tonelada no mercado internacional o produtor recebe apenas U$ 19 a mais. Caso a soja suba de U$ 600 para U$ 700 por tonelada a melhora do preço para o produtor é de apenas U$ 5.More...

O pacote de imposto do governo argentino visa incentivar o plantio de trigo e milho para o mercado interno. Os produtores reclamam que imensas áreas passaram a ser utilizadas para a soja nos últimos anos e não são propícias para o cultivo de milho e trigo.

Os produtores afirmam que mantida esta tabela de aplicação de impostos, a área de soja para o ano agrícola 2008/09 poderá cair em dois milhões de hectares, uma redução de 6 milhões de toneladas na produção de soja. Se isto acontecer o governo argentino deixará de arrecadar 1,2 bilhão de dólares.

Além de atrapalhar os produtores rurais essas medidas vão atrapalhar a produção de biodiesel argentina. Como todo o biodiesel argentino é feito de soja, é certo que a exportação e produção de biodiesel será menor. E o governo ainda aumentou a tributação do biodiesel de 5% para 20%. Os produtores de biodiesel brasileiros que pensam em exportar estão felizes com o governo argentino.

Univaldo Vedana é analista do setor de biodiesel e responsável pela primeira fábrica de biodiesel do país abrangendo todo o processo de produção.

Tags: Argentina