PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Miguel Angelo

O volume de biodiesel que será comprado no 27º leilão


Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com - 30 ago 2012 - 09:50

O novo sistema de leilões não permite saber previamente quanto de biodiesel será arrematado. Apenas depois que as distribuidoras e a Petrobras fizerem suas escolhas será possível saber o volume total comercializado no certame.

Mas essa incerteza não impede que se façam algumas projeções sobre a quantidade que será adquirida. Durante o quarto trimestre de 2011 o país consumiu 4,9% menos de diesel que no terceiro trimestre. Usando esse percentual para calcularmos o consumo de biodiesel do 4º trimestre deste ano, teremos uma compra de 731 milhões de litros no 27º leilão. Isso porque no 26º leilão foram adquiridos 769 milhões de litros de biodiesel para serem consumidos no terceiro trimestre deste ano.

Fazendo os mesmos cálculos, mas usando como base o ano de 2010, temos uma diminuição de 2,2% no consumo entre o terceiro e o quarto trimestre. A projeção desse percentual no ano corrente mostra uma possível compra de 752 milhões de litros.

diesel consumido_4t_300812
O consumo médio de diesel no 4º trimestre entre os anos de 2000 à 2011 foi 2% menor que o consumido no terceiro trimestre no mesmo período. E apenas três vezes nesses últimos 12 anos o consumo no último trimestre foi maior que no anterior.

São vários os cálculos que podem ser feitos, alguns mais ou menos complexos que os apresentados. Mas nenhum deles traria com certeza o volume exato de biodiesel a ser adquirido pelas distribuidoras e Petrobras. Se este não for um dos anos atípicos, a compra de biodiesel deste leilão deverá ficar próxima à 750 milhões de litros.

Compras da Petrobras
Este leilão também trouxe uma diferenciação em relação ao anterior. Agora as distribuidoras e a Petrobras são obrigadas a comprar pelo menos 80% do volume na etapa exclusiva para as usinas com selo social (etapa 3). Além disso, as usinas poderão baixar seus preços entre a etapa 3 e a etapa 5 (aberta a todas as usinas, com e sem selo). 

Com a expectativa de preços menores na etapa 5, dificilmente as distribuidoras comprarão mais que os 80% obrigatórios na etapa 3. Dessa maneira o setor terá uma ideia bem precisa de quanto biodiesel será adquirido assim que a etapa 3 for encerrada.

Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com