PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

UFMT propõe criação de um Centro Internacional de Excelência em Biodiesel


24HorasNews - 10 mar 2006 - 04:35 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller, entregou, na tarde desta quinta-feira, ao governador Blairo Maggi, a proposta de implantação de um Centro Internacional de Execelência em Biodiesel (CIEB)na UFMT. O objetivo é contribuir com a formação de recursos humanos e produzir conhecimentos ´´visando à melhoria do processo produtivo e o cuidado com o meio ambiente``.

A proposta se fundamenta no fato de Mato Grosso ser um dos pioneiros em empreendimentos de produção desse tipo de combustível – a primeira empresa desse ramo foi instalada em 2000 - e de ter entre suas políticas prioritárias o Programa Estadual de Biocombustíveis (Probiomat). No que se refere à UFMT, trata-se da principal instituição científica da região contando com um grupo que realiza pesquisa de ponta na área. Esse grupo desenvolveu uma tecnologia revolucionária e mundialmente inédita que está sendo patenteada no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e no Japão.

Destacam-se também pesquisas como o ´´Projeto Biodiesel Guariba``, em parceria com a Eletronorte, no âmbito do Programa Luz para Todos. ´´Este é um projeto pioneiro, cujo objetivo é o empoderamento social de uma comunidade isolada, tendo a produção de biodiesel, em pequena escala, como mola mestra para movimentação da economia local.´´ Guariba está localizada a 150 km de Colniza a 1,6 mil km de Cuiabá. Alia a população, em sua maioria, ainda não é beneficiada pela energia elétrica a diesel. O projeto tem potencial para ser implantado em outras regiões brasileiras.

Somam-se a isso, enumera Speller, a posição estratégica de Mato Grosso, que está no centro da América do Sul, a sua a situação de produtor de álcool e de oleaginosas, o que lhe torna vantajosa a produção e distribuição do biosiesel. Outro fator é que, com o processamento da produção agrega-se valor ao produto e diminui-se a pressão do sistema de transporte, majoriamente rodoviário.

A proposta de criação do CIEB deverá ser apresentada, também, ao presidente da República, em audiência que deverá ser solicitada pelo governador de Mato Grosso.