PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Rossetto apresenta vantagens do programa brasileiro do biodiesel


Ministério do Desenvolvimento Agrário - 08 mar 2006 - 22:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Na tarde desta quarta-feira (8), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, apresentou a uma platéia formada por representantes dos mais de oitenta governos estrangeiros que participam da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR), em Porto Alegre, as vantagens do Programa Nacional de Uso do Biodiesel, como elemento promotor de inclusão social para os pequenos produtores do meio rural brasileiro.

Os detalhes do programa, desenvolvido pelo governo brasileiro para a criação de uma fonte energética alternativa para o País, renovável e não-poluidora, foram apresentados por Rossetto no Centro de Convenções da PUCRS, onde acontece, até esta sexta-feira (10), a Conferência Internacional promovida pelo órgão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Ministro Rossetto apresentou detalhes do Programa Nacional de Uso do BiodieselO ministro brasileiro destacou, durante o encontro, as vantagens que o programa do biodiesel já está oferecendo à agricultura familiar, através da participação legalmente assegurada dos pequenos agricultores, como fornecedores de matéria-prima (mamona, dendê, soja, girassol, dentre outras) para a produção do combustível. “Para trabalhar com o combustível, as refinadoras devem ter o selo social, que somente é concedido pelo governo àquelas que fecham contratos para a compra de parte da matéria-prima diretamente dos pequenos produtores rurais, com preço mínimo fixado”, explicou Miguel Rossetto. Ele adiantou que, até 2008, todos os veículos pesados e carros à diesel que circulam no Brasil deverão utilizar 2% de biodiesel, como parte da mistura combustível. “E até 2018 essa medida deve subir para 5%, conforme previsto na lei 11.097, promulgada ano passado, que incluiu o biodiesel dentro da matriz energética brasileira”, completou.
O maior ponto de interesse dos participantes da conferência esteve mesmo na utilização do programa para a geração de renda e a melhoria de vida dos pequenos trabalhadores, assentados ou assalariados. Rossetto explicou que, além da obrigatoriedade do selo social, as empresas refinadoras e distribuidoras de biodiesel ainda têm que cumprir cláusulas sociais que as obrigam a prestar assistência técnica aos produtores, dentre outros benefícios. Além disso, revelou o ministro, são necessários apenas cinco hectares, em média, para o plantio das oleginosas de onde o combustível é produzido, o que permite ao pequeno trabalhador aumentar sua renda, através da diversificação de culturas.

Além de contribuir no desenvolvimento do meio rural e no fortalecimento econômico e social das famílias de trabalhadores rurais, o ministro Miguel Rossetto salientou ainda as vantagens ambientais do biocombustível brasileiro, que não polui o meio ambiente e ainda pode ter seus rejeitos sólidos completamente reutilizados na produção de adubos e de rações animais. Afora as vantagens ambientais, o biodiesel, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário, brevemente poderá passar a ser utilizado não somente em veículos, como também em grandes motores estacionários, navios, e outras máquinas de grande porte. “Em pouco tempo a tecnologia irá permitir o consumo integral de biodiesel pelos grande motores, e isso irá representar, além da redução da poluição, uma enorme economia financeira”, disse Rossetto, que finalizou sua exposição salientando o investimento de R$ 2,4 milhões do realizado pelo governo federal, de 2004 ao ano passado, em assistência técnica; pesquisas, até mesmo em desenvolvimento de softwares de controle de produção. 

No início de fevereiro, quatro usinas produtoras de biodiesel (Brasil Ecodiesel, Granol, Soyminas e Agropalma) assinaram o primeiro contrato de compra do combustível com a Petrobrás. Essas usinas possuem o selo “Combustível Social”, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As vantagens do biocombustível


O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como mamona, dendê, girassol e soja. Além de ser uma tecnologia limpa, não polui o meio ambiente e também traz vantagens ao homem do campo, gerando emprego e renda.

Além da promessa de não gerar aumento dos custos do combustível, o biodiesel trará também vantagens para o consumidor. Um dos principais benefícios é a qualidade do produto, porque o produto reduz o teor de enxofre e amplia a lubrificação dos motores. Outro fator positivo está relacionado com meio ambiente: haverá uma redução de poluentes e de gases que provocam o efeito estufa. O biodiesel polui menos que o diesel. Outra vantagem é que ele é uma fonte renovável de energia, ao contrário do petróleo.

impacto ambiental do uso do biodiesel se tornará mais significativo ao longo dos anos. Na medida em que o percentual da mistura vai subindo, e ele já passa para 5% em 2013, o impacto se torna mais significativo, principalmente nos grandes centros urbanos. Não há, também, impedimentos para que algumas cidades adotem percentuais maiores da mistura para o transporte coletivo, por exemplo, antecipando o efeito positivo em relação à poluição causada pela emissão de gases dos combustíveis de origem fóssil.