PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Petrobras assina memorando com Galp Energia


Agência Brasil - 28 out 2008 - 16:58 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

A Petrobras e as empresas portuguesas Galp Energia e EDP Energias do Brasil assinaram hoje (28), em Salvador (BA), um memorando de entendimento nas áreas de biocombustíveis, gás natural, geração de energia elétrica, exploração e produção.

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras no Rio de Janeiro, a assinatura do documento aconteceu durante a 9ª Cúpula Brasil-Portugal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, além dos presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli, da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, e da EDP Energias do Brasil, Antônio Pita de Abreu.

O memorando é um desdobramento do Acordo de Investimentos assinado no último dia 10, em Lisboa, entre a Petrobras e a Galp Energia para formação de uma joint-venture (associação temporária de empresas para empreendimento conjunto) que terá como objetivo desenvolver um projeto de produção de biodiesel.

Nesse sentido, as duas empresas e o governo baiano acordaram a realização de estudos de viabilidade da implantação de um pólo no estado para a produção de óleo de palma (dendê) e de girassol, matérias-primas para produção de biodiesel.

De acordo com a Petrobrás, o projeto em estudo está dividido em duas fases. A primeira delas prevê a produção anual de 300 mil toneladas de óleo vegetal no Brasil e a segunda o processamento de 250 mil toneladas de biodiesel de segunda geração - metade em Portugal e a outra em local a ser definido.O capital social será dividido entre Petrobras a (50%) e a Galp Energia (50%).

Na área de gás e energia, a parceria será formada entre a Petrobras e a EDP Energias do Brasil. Ela estabelece o desenvolvimento de estudos para projetos de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas movidas a gás natural e biomassa, como o bagaço de cana.

No que diz respeito à área de exploração e produção de petróleo e gás natural, o memorando de entendimento prevê a avaliação da possibilidade da formação de parcerias que permitam à Galp atuar como operadora em águas rasas nas Bacias de Campos, de Santos e do Espírito Santo.

 Nielmar de Oliveira