PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Programa de Biodiesel capacita agentes


Gazetaweb - 09 mar 2006 - 16:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O Programa de Biodiesel em Alagoas iniciou nesta quarta-feira, em Palmeira dos Índios, o primeiro curso de capacitação sobre a sistemática de produção do biocombustível, destinado a agentes de desenvolvimento rural de 11 municípios alagoanos. Esses agentes terão a responsabilidade de repassar o conhecimento para os agricultores envolvidos no plantio da mamona, fonte do biodiesel. A produção será iniciada em maio e, a partir de janeiro, o produto já poderá ser comercializado. Com o programa, o governo de Alagoas visa alcançar o desenvolvimento regional com a geração de ocupação e renda.

Durante os três dias da capacitação serão apresentadas técnicas para o cultivo da mamona consorciada com o feijão. Segundo o instrutor da Embrapa, Francisco de Brito, a decisão de unir as duas plantas deve-se ao fato de que a mamona tem grande necessidade de nitrogênio, elemento produzido com a ajuda da raiz do feijão.

“Graças ao feijão a plantação de mamona não precisará ser adubada e aumentaremos o ganho do agricultor, que vai trabalhar com duas culturas. O feijão ainda tem a vantagem de crescer muito rápido, cobrindo assim todo o terreno e protegendo o solo do desgaste causado pela erosão. Por isso ele é tão importante no Nordeste, região onde os solos são muito inclinados”, explicou o instrutor.

Nas aulas serão expostas amostras do produto final e propostas alternativas de extração do biodiesel a partir das sementes do amendoim, do gergelim e sementes genéticas de alta capacidade produtiva atualmente em estudo. De acordo com os pesquisadores, existe uma preocupação especial com o uso adequado das matérias-primas, porque o sucesso da cadeia produtiva depende da organização e capacitação dos produtores e do uso de insumos de boa qualidade.

O curso é baseado no projeto de Desenvolvimento Integrado e de Geração de Tecnologias para o Agronegócio da Mamona, desenvolvido pela Embrapa. Nesta quarta-feira foram abordados temas referentes às matérias-primas, ao cultivo e à venda do biodiesel. Nesta quinta, além da discussão em torno do financiamento e da capacitação dos agricultores, as aulas incluem práticas de campo. Alagoas conta com 31 municípios aptos para o plantio da mamona. Estima-se que em dois anos todos os postos do país terão biodiesel.