PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Prefeitura colhe sementes de girassol para projeto RioBiodiesel


A Voz da Cidade - 09 mar 2006 - 16:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A prefeitura está fazendo a colheita de aproximadamente 100 quilos de sementes de girassol, planta que assim como a mamoma permite a extração do óleo vegetal para utilização no mecanismo limpo do combustível biodiesel. As sementes serão enviadas para o Governo do Estado que junto com a Pesagro-RJ (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro) indicaram quatro municípios do Sul Fluminense para os testes com o biodiesel, em 2005. Mas apenas Resende, em comparação com Valença, Rio Claro e Barra Mansa, está na fase final dos testes visando ao uso desse recurso mais econômico e menos poluente para a atmosfera.

Programa RioBiodiesel Plantação de girassolDesde maio do ano passado técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural acompanham o desenvolvimento de seis espécies de girassol para a extração do óleo, num terreno de 600m² próximo ao Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no Campo de Aviação. “Cumprimos todas as metas desse projeto em parceria com a Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado. A preparação do solo teve o acompanhamento da Pesagro e estamos na fase de conclusão da colheita do girassol plantado em novembro do ano passado. Desse plantio experimental estão sendo colhidos 100 quilos da planta em busca da melhor variedade para a produção do biodiesel”, explica o secretário do Desenvolvimento Rural, Edimo Camoleze.

Ele informou ainda que a próxima etapa do projeto será plantar um hectare de girassol e outro de mamoma, em terreno a ser definido nas imediações do Parque de Exposições. A extração do óleo será feita pela Pesagro. “Em 15 dias eles nos remeterão um relatório informando a qualidade e o rendimento do óleo de girassol de Resende. A partir daí realizaremos novos plantios e o óleo colhido será testado pela Uerj, junto com a Coppe (Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia). Quanto à mamoma, o ciclo de plantio teve início imediato após o carnaval e a Pesagro vai nos auxilia na escolha do solo com qualidade”, frisa o secretário.

 Programa RioBiodiesel foi lançado ano passado

O experimento com girassol e mamona faz parte do Programa RioBiodiesel, lançado pelo Governo do Estado em março do ano passado. O projeto desenvolvido na cidade chamou a atenção de investidores europeus, tanto que em 2005 representantes da empresa Martfer Construções Metalomecânicas S.A. vieram ao Brasil conhecer o Pólo Industrial de Resende, pleiteando a instalação de uma usina de biodiesel.

O administrador da empresa portuguesa de Oliveira de Frades, Carlos Martins, esteve na região Nordeste, conhecendo outras áreas e se interessou pelo Vale do Paraíba Fluminense, onde o destaque é Resende. A Uerj, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Tecnologia, a Pesagro, a Prefeitura de Resende e o Sindicato Rural de Resende, cooperam nas atividades.

O projeto busca avaliar as condições do Médio Paraíba para a produção de Biodiesel e a Faculdade de Tecnologia do campus da Uerj vai participar com seus professores e alunos nas etapas de avaliação de custos de produção, logística de armazenamento, produção e distribuição, produção do biodiesel e sua caracterização físioquímica; desempenho em motores e testes de emissões de poluentes. “Resende está avançando no combustível biodiesel.

Os empresários conversaram sobre a instalação de uma usina para biodiesel e gostaram de saber que estamos adiantados tecnicamente com os estudos da Uerj e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Vamos aguardar novos contatos dos empresários para, quem sabe, termos uma usina de biodiesel gerando emprego e renda para nossa cidade”, argumenta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ricardo Abbud de Azevedo.


De acordo com o Governo do Estado, Resende sediará o Pólo Regional Sul Fluminense para a produção de Biodiesel graças às condições tecnológicas e industriais existentes no município e a sua proximidade de centros consumidores, como São Paulo e Minas Gerais. Para isso, além da área experimental no Campo de Aviação, mais duas outras de um hectare serão preparadas para produzir o óleo inicial para refino laboratorial e testes em motores de bancada, aproveitando-se a tecnologia da Engenharia de Produção da Uerj e dos motores a diesel, fornecidos por fábricas existentes no Pólo Industrial.

“Com esse projeto, pretendemos fortalecer a agricultura e o agronegócio no município, dando mais apoio e sustentação à agricultura familiar. A busca da produção de uma energia alternativa, limpa e renovável, utilizando a biomassa oriunda do cultivo da mamona e do girassol é uma meta do governo municipal”, finaliza o prefeito Silvio de Carvalho.

Foto: Airton Soares / PMR