Granol (RS) já produziu 1,5 milhão de litros
O complexo de produção de biodiesel de Cachoeira do Sul, que ainda não foi oficialmente inaugurado, já encontra-se em franca produção. Há quase um mês, a usina Grandiesel, que pertence ao grupo Granol, vem produzindo óleo em caráter experimental e já mandou para fora do município mais de 1,5 milhão de litros.
Diariamente, revelou o diretor do complexo, projetado para ser o maior do país, Armando Hiroshi, dezenas de caminhões com o biocombustível deixam a cidade. A produção está sendo destinada aos estoques do Governo Federal, conforme prevê o contrato que a Granol fechou com a União, depois de vencer o último leilão do biodiesel.
Até julho, a empresa terá que entregar aos estoques oficiais 30 milhões de litros de biocombustível, que deverão ser adicionados ao óleo comum, como determina a lei. De acordo com Hiroshi, a Granol já forneceu ao governo pelo menos 10 milhões de litros, produzidos na usina de Anápolis, em Goiás.
INAUGURAÇÃO - A data de inauguração da usina de Cachoeira do Sul será anunciada pela direção da empresa, porém, a movimentação de caminhões com óleo produzido no complexo da zona leste já é intensa há quase um mês, explicou Hiroshi.
A capacidade de produção da nova usina da Granol no município será de 120 milhões de litros por ano. Além de gerar empregos, a usina de biocombustível beneficiará diretamente o setor primário, que fornecerá a matéria-prima para a produção de óleo, e a cadeia produtiva em geral.
Luis Bacedoni