PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Degussa enxuga estrutura e se volta ao biodiesel


InvestNews - 08 mar 2006 - 21:57 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A alemã Degussa, uma das indústrias com maior portfólio de especialidades e matérias-primas químicas do mundo, começa agora um movimento global de reestruturação que durará três anos. A empresa quer, neste período, crescer em áreas como a de matérias-primas para plásticos especiais e de alta performance e atenuar, ou reestruturar, sua atuação em áreas como as de química fina para medicamentos e agricultura.

O plano estratégico tem metas ambiciosas: aumentar a margem Ebitda para 20%, ampliar a diferença entre o custo de capital e retorno mínimo de investimento para 2% e ampliar o Ebitda entre 300 milhões e 450 milhões. Além disso, a empresa quer crescer em biodiesel branco (industrial), item no qual vê grande mercado no Brasil.

A empresa investirá mundialmente 2,3 bilhões entre este ano e 2008, sendo que 800 milhões serão alocados até dezembro. No Brasil, a empresa anunciou a expansão da produção de catalizadores químicos em Americana (SP); e também o aumento de quase 100% na produção de negro de carbono (matéria-prima de borrachas, pneumáticos e plásticos).

A mudança do foco da Degussa para setores como novos materiais para plásticos e menos para setores como a química fina prevê puramente maior retorno financeiro. ´Não significa que estes setores estão ruins ou não possuem potencial de crescimento, mas queremos no focar em nichos nos quais o retorno financeiro seja maior´, disse o presidente da Degussa no País, Peter Nagler. Ele salientou que isso não espelha necessariamente o mercado, mas sim a situação da Degussa nestas áreas.

Juan Velásquez