PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel no tanque do trator


Estado de Minas - MG - 20 mar 2006 - 15:55 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Muito antes de o governo federal lançar oficialmente o biodiesel como mais uma fonte de energia para o país, em janeiro de 2005, técnicos e engenheiros de veículos já projetavam um trator movido a esse tipo de combustível voltado para a agricultura familiar. Foram três anos de testes até a Agrale lançar no mês passado, durante a Festa da Uva, que é realizada em Caxias do Sul (RS), um modelo feito para operar com diesel mineral e mistura de 5% de óleo vegetal, extraído dos óleos da palma (dendê), mamona e soja, entre outros.

De pequeno porte, com modelos variando de 15cv a 35cv de potência, os veículos foram desenvolvidos para atender às necessidades de horticultores, fruticultores, pecuaristas, avicultores e suinocultores. O diretor de Vendas e Marketing da Agrale, Flávio Alberto Crosa, cita os custos de manutenção e operação como atrativos para os pequenos e médios produtores rurais. E profetiza: “O biodiesel é o combustível do futuro”.

A certeza, segundo ele, está amparada na obrigatoriedade de o mundo ter hoje combustíveis mais limpos, que não prejudicam, o meio ambiente, renováveis e com um preço menor. Flávio Crosa também ressalta que o uso do biodiesel contribui para a diversificação da matriz energética brasileira e, portanto, permitirá ganhos para economia nacional a partir da redução das importações brasileiras de diesel e da geração de emprego e renda no campo. “Com a fabricação de tratores que utilizam esse combustível limpo, a empresa colabora para a preservação do meio ambiente e contribui com o governo brasileiro na iniciativa de desenvolver fontes alternativas de combustível e expandir a nossa agroindústria”, enfatiza.

O trator movido a biodiesel, que está no mercado há um mês, também está planejado para receber o óleo diesel. O preço do veículo está entre R$ 25 mil a R$ 40 mil.

AVIAÇÃO

O biodiesel também poderá ser usado futuramente nas aeronaves agrícolas, acredita o consultor em aviação e coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) Antônio Augusto Walther de Almeida. Defensor do uso do álcool e do biodiesel em aeronaves, ele avalia que o uso das duas fontes de energia vai beneficiar a agricultura do país ao oferecer para o produtor rural fontes de energia mais baratas e ecologicamente corretas.Mas, para ele, o sucesso do programa do biodiesel depende agora da ampliação dos postos de comercialização do combustível. Ao ser lançado pelo governo, o projeto contemplava principalmente o Norte, Nordeste e região do semi-árido do país pelo grande potencial para o plantio de oleaginosas. “As demais regiões do país ainda carecem de pontos-de-venda”, observa.