PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo sobe mais de 1% com potencial ataque do Irã a Israel


Valor Econômico - 11 abr 2024 - 09:58

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (10), impulsionados por notícias veiculadas pela agência Bloomberg de que os EUA e os seus aliados acreditam que um ataque a Israel por parte do Irã é iminente.

A notícia fez com que a oscilação inicial do pregão se transformasse em alta firme já que o Irã é um importante produtor de petróleo e sua entrada em um conflito com Israel pode provocar uma queda na oferta.

No fechamento, o contrato futuro de petróleo Brent, a referência mundial, para junho subiu 1,18%, a US$ 90,48 o barril, enquanto o do WTI, a referência americana, para o mesmo mês avançou 1,16%, a US$ 85,44 o barril.

“A manchete de que os EUA preveem um ataque de mísseis por parte do Irã fez com que o mercado mudasse”, diz Phil Flynn, analista sênior de mercado do Price Futures Group.

"Com o factor de risco geopolítico, todos pensavam: esqueçam o Federal Reserve e o dólar. Se tivermos uma interrupção no fornecimento de petróleo não há espaço para erros", disse ele.

Nem o forte crescimento dos estoques americanos de petróleo ou a alta do dólar provocada pela inflação de março mais forte que o esperado tiraram a força do petróleo hoje.

Mais cedo, o Departamento de Energia (DoE) informou que os estoques de petróleo subiram 5,841 milhões de barris na semana passada para 457,258 milhões de barris.

Eduardo Magossi – Valor Econômico