PUBLICIDADE
padrao padrao
Negócio

Petróleo sobe com tensões geopolíticas e nevasca nos EUA


Valor Econômico - 28 jan 2026 - 10:37

Os contratos futuros do petróleo tiveram firme alta nesta terça-feira (27), com investidores embutindo maior prêmio de risco aos preços da commodity após o presidente americano, Donald Trump, destacar o aumento da presença militar próximo ao Irã, reacendendo as tensões geopolíticas entre os dois países. Os participantes do mercado também monitoram os impactos de uma forte tempestade de neve nos Estados Unidos, que interrompeu a produção de campos de petróleo e aumentou a demanda por energia.

No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento em março teve alta de 3,01%, cotado a US$ 67,57 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). O WTI (a referência americana) com entrega prevista para o mesmo mês subiu 2,90%, a US$ 62,39 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Fawad Razaqzada, da Forex.com, afirma, em nota, que os temores de possíveis interrupções na oferta do Irã não são o único motivo da alta no preço da commodity observada nas últimas semanas, "mas também a situação em andamento na Ucrânia, onde a guerra continua, apesar das negociações de paz".

Ele acrescenta ainda que as paralisações na produção americana de petróleo, provocadas pela passagem da tempestade de inverno, também contribuíram para o movimento.