PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo fecha em forte alta após dados de estoques nos EUA


BiodieselBR.com - 12 mai 2022 - 08:36

Os contratos futuros do petróleo fecharam a sessão desta quarta-feira (11) em forte alta, depois de ampliar os ganhos com a divulgação dos dados de estoques da commodity nos Estados Unidos, que mostraram uma forte queda das reservas de gasolina.

O contrato do petróleo Brent, a referência global da commodity, para julho fechou em alta de 4,92%, a US$ 107,51 por barril, enquanto o do petróleo WTI americano para junho subiu 5,96%, a US$ 105,71 por barril. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com a commodity, sobe 0,02%, a 103,937 pontos.

Os preços do petróleo aceleraram os ganhos depois que os dados oficiais de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA, que indicaram queda de 3,6 milhões de barris nos estoques de gasolina na semana passada, ficando bastante abaixo das expectativas dos economistas, de recuo de 1,7 milhão de barris, e caindo ao seu menor nível no ano de 2022.

Os receios com a queda nos estoques de gasolina mais do que compensaram uma alta surpreendente nas reservas de petróleo bruto, que subiram 8,5 milhões de barris na semana passada, contrariando as projeções dos economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, de queda de 300 mil barris no período.

Os preços ampliaram os ganhos depois dos dados do DoE, mas já operavam em alta na manhã desta quarta, após o DoE cortar a sua previsão de crescimento da produção americana de petróleo neste ano para 731 milhões de barris por dia, de 833 milhões barris diários da leitura anterior.

“O principal receio para o mercado global de petróleo é em torno da oferta no curto a médio prazo, dada a incerteza sobre a oferta da Rússia”, explica o ING. Além disso, o ANZ afirma que o setor produtivo corre o risco de ficar sem capacidade de produção, devido aos receios com a oferta global de petróleo, o que tende a limitar a queda dos preços da commodity.

André Mizutani, Arthur Cagliari e Olívia Bulla – Valor Econômico