PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras aprova retomada nas obras do 2º trem de refino de Abreu e Lima


BiodieselBR.com - 29 jun 2023 - 15:30

A Petrobras vai retomar seus planos de expandir a capacidade da Refinaria de Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE). Em reunião acontecida ontem (28), o Conselho de Administração da petroleira aprovou a retomada do projeto de implantação do Trem 2 da refinaria. As obras na refinaria haviam sido paralisadas em 2015 quando, segundo a Petrobras, 79% da unidade já estava pronta. A previsão é que a unidade comece a operar em 2027.

Com isso, a RNEST deverá – finalmente – atingir sua capacidade completa. Quando o projeto foi anunciado, a meta era que o complexo processasse um total de 230 mil barris por dia (bpd) de petróleo. Seriam duas unidades completas de refino (trens), cada uma com 115 mil bpd. A primeira delas foi inaugurada em 2014, mas a segunda acabou parada em meio a suspeitas de corrupção investigadas pela Operação Lava Jata.

Abreu e Lima tem como foco principal a produção de óleo diesel de baixo teor de enxofre – que corresponde a 70% de sua capacidade produtiva. A conclusão do 2º trem da RNEST vai adicionar cerca de 13 milhões de litros de diesel S-10 por dia à capacidade de produção nacional. Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a expansão da capacidade da RNEST é fundamental para aumentar a produção e a disponibilidade de derivados, em especial, óleo diesel S10. Localizada estrategicamente em Pernambuco, a refinaria está conectada ao sistema logístico nacional e contribuindo para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro”.

No ano passado, o Brasil importou perto de 15,7 milhões de m³ de óleo diesel o que representa cerca de um quarto do consumo total do derivado no mercado brasileiro. Trata-se do maior percentual de importações do produto desde o ano 2000.

Além da construção da segunda unidade, o Trem 1 da RNEST deverá passar por ampliação para atingir capacidade de 130 mil bpd. Isso faria com que o complexo tivesse capacidade para processar até 245 mil bpd. Isso elevaria a capacidade do parque nacional que atualmente está em 2,42 milhões de bpd em cerca de 5,4%.

Até a recente mudança na direção da Petroleira, a RNEST fazia na lista de ativos da área de refino que seriam vendidos pela Petrobras, mas não houve interessados. A retomada nas obras da refinaria já era esperada, mas ainda não estava confirmada.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Petrobras