PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Shell vai construir biorrefinaria de grande porte em Roterdã


EPBR - 17 set 2021 - 11:57

A Shell anunciou nesta quinta (16) a construção de uma biorrefinaria com capacidade para produzir 820 mil toneladas por ano em seu Parque de Energia e Química em Roterdã, na Holanda, a antiga refinaria Pernis.

Depois de construída, a instalação estará entre as maiores da Europa para produzir combustível sustentável para aviação (SAF) e diesel renovável feitos a partir de resíduos e biomassa.

A unidade deverá iniciar a produção em 2024. Produzirá combustíveis de baixo carbono a partir de resíduos como óleo de cozinha usado, resíduos de gordura animal e outros produtos residuais industriais e agrícolas.

“Uma gama de óleos vegetais certificados sustentáveis, como óleo de colza, complementará as matérias-primas de resíduos até que [insumos] ainda mais sustentáveis e avançadas estejam amplamente disponíveis. A instalação não utilizará óleo virgem de palma como matéria-prima”.

O SAF poderá representar mais da metade da capacidade de 820.000 toneladas por ano, com o restante sendo diesel renovável, informou a empresa.

A estrutura poderá produzir diesel renovável suficiente para evitar a emissão de 2,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente a tirar mais de 1 milhão de carros europeus das estradas, nas contas da Shell.