PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Diesel de cana não quer pegar espaço do biodiesel, a princípio


BiodieselBR.com - 24 set 2012 - 10:42

Já tem algum tempo que o biodiesel não é mais o único candidato à versão renovável do diesel de petróleo. Há um bom número de jovens e vibrantes empresas do ramo de biotecnologia defendendo que o futuro está em outras rotas e matérias-primas que, a primeira vista, não têm nada em comum com os tradicionais óleos vegetais e gorduras animais. É o caso da LS9 cujo plano é fabricar diesel renovável a partir da cana-de-açúcar.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Governamentais da companhia, Michael Rinelli, será um dos palestrantes da Conferência BiodieselBR 2012 onde apresentará a palestra “Diesel de cana: desenvolvimento tecnológico e escala comercial” no segundo dia do evento.

Em entrevista concedida ao portal BiodieselBR, Rinelli conta que se encantou com a nova tecnologia proposta pela empresa a ponto de largar seu antigo emprego numa conceituada empresa de consultoria para mergulhar nesse projeto. Ele está com a LS9 a cerca de três anos e meio. “Percebi que a solução que a empresa estava trazendo é uma inovação muito importante para o mercado e que tem uma boa chance de se tornar algo disruptivo. As perspectivas são muito grandes”, empolga-se.

Norte-americano de nascimento, mas com dupla-cidadania brasileira, esse administrador de empresas ajudou a empresa a colocar os pés no mercado brasileiro que, afinal, é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo.

Apresentação
Sua palestra explicará o que é e o que faz a LS9, com foco especial na forma pela qual a empresa está avançando para escalonar sua tecnologia para demonstrar a viabilidade comercial do produto. Para tanto, a empresa quer ter acesso ao mercado brasileiro – hoje o diesel renovável que fabrica ainda não conta com uma especificação, o que reduz seu mercado potencial aos projetos experimentais e frotas cativas.

“Queremos ser incluídos no mercado e achamos que a definição de biodiesel não é abrangente o bastante para incluir outras alternativas tecnológicas. A definição do que pode ser considerado um diesel renovável deveria ser baseada em parâmetros de qualidade e não em rotas tecnológicas”, comenta. Apesar desta opinião, ele diz que não há uma relação de competição entre os novos produtos que estão entrando no mercado e o biodiesel.

“O Brasil ainda importa bilhões de litros de óleo diesel, é nesse mercado que queremos competir e não no mercado de mistura”, finaliza. No entanto, se o produto conseguir ser mais barato, é fácil imaginar o diesel de cana abocanhando o espaço ocupado hoje pelo biodiesel.

Junto com a apresentação da LS9, a conferência ainda terá uma palestra da Amyris, outro destaque quando o assunto é diesel de cana. As duas empresas ainda participarão de um debate sobre o tema. Uma das grandes dúvidas em relação a essa tecnologia deverá ser discutida: quanto custa, atualmente, produzir este novo combustível?

Conferência BiodieselBR
Data: 1 e 2 de outubro de 2012
Local: São Paulo - SP
Inscrições: www.conferencia.biodieselbr.com
Telefone: 41 3013 1703

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: C2012