PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Brasil e Alemanha fecham acordo sobre combustível de aviação renovável


BiodieselBR.com - 27 ago 2018 - 15:54

O Brasil e a Alemanha vão somar esforços para desenvolver combustíveis renováveis para o setor de aviação. Nessa sexta-feira (24) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ) firmaram um memorando e entendimento para a realização de projetos conjuntos nessa área.

O documento foi assinado no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP em Brasília.

O projeto prevê a instalação de uma planta piloto nas dependências do CPT. A unidade contará com tecnologias desenvolvidas na Alemanha e Suíça para capturar gás carbônico – CO2 – diretamente do ar atmosférico e convertê-lo em querosene parafínico por meio do processo Fischer-Tropsch.

A planta opera usando energia solar fotovoltaica.

Uma regra aprovada pela ANP no final de 2014 permite que esse tipo de combustível seja misturado até o limite máximo de 50% em volume ao querosene de aviação (QAV-1) para o consumo em turbinas de aeronaves.

No âmbito do projeto, o CPT ficará responsável por certificar o combustível renovável produzindo tanto nessa planta piloto quanto e em outras unidades demonstrativas instaladas no país.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações ANP