PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Pesquisador desenvolve reator mais eficiente para produção de biodiesel


BiodieselBR.com - 24 mar 2011 - 13:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Connecticut, Richard Parnas, desenvolveu um reator que simplifica a fabricação de biodiesel e pode ter reflexos significativos na eficiência geral dos processos industriais de produção desse biocombustível.

As tecnologias convencionais funcionam com um processo em duas etapas: na primeira o óleo é misturado a um álcool para ser convertido em biodiesel e glicerina; depois da reação terminada a mistura precisa ser movida para um segundo equipamento onde será mecanicamente separada. Já no reator patenteado por Parnas a reação e a separação da glicerina acontecem simultaneamente dentro do mesmo tubo.

O reator aproveita a diferença de densidade entre os materiais para realizar a separação somente pela ação da gravidade. A glicerina simplesmente coagula e desce até o fundo do tanque de onde pode ser recolhida com a ajuda de um sifão simples, ao mesmo tempo o biodiesel sobe e é coletado num tanque onde passará por um processo adicional de refinamento antes de seu misturado ao diesel comum. “Nós não precisamos de um processo a mais como a maioria dos outros processos” comemora o pesquisador.

A usina experimental de biodiesel com capacidade para 7.500 litros por ano foi desenvolvida e montada por pesquisadores ligados ao projeto da Universidade de Connecticut. Ela é operada com a ajuda de alunos dos departamentos de química e de engenharia química da universidade. O biodiesel é produzido a partir de óleo de cozinha usado e utilizado na frota de ônibus da universidade.

O grupo acaba de receber fundos no valor de US$ 1,8 milhão do Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos para ampliar a escala do projeto piloto. O novo reator deverá ter capacidade de produzir pouco mais do que 750 mil litros por ano.



Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Com informação da Universidade de Connecticut