PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Obama pode assinar acordo de bioquerosene com o Brasil


BiodieselBR.com - 18 mar 2011 - 08:17 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Tema presente na agenda de Barack Obama desde a campanha presidencial de 2008, os biocombustíveis estão na pauta da visita do presidente americano ao Brasil, no próximo fim de semana. De acordo com o jornal O Globo, os governos dos dois países vão discutir, com a participação da iniciativa privada, a criação conjunta de um biocombustível para ser usado na aviação.

O Itamaraty informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que realmente existem negociações em andamento entre os dois países, mas ainda não há confirmação de que o acordo de cooperação seja assinado durante a visita do presidente americano.

Em 22 de abril do ano passado, Obama elogiou o primeiro voo de um caça movido a biocombustível, um F/A 18 Super Hornet da Marinha dos EUA abastecido com uma mistura em partes iguais de querosene para aviação e um líquido obtido a partir do óleo de camelina (planta vulgarmente conhecida como linho-bastardo ou sésamo-da-alemanha).

Passados exatos sete meses, a companhia brasileira TAM Linhas Aéreas fez o voo experimental de um Airbus A320 que usou uma mistura de querosene de aviação com um biocombustível obtido a partir do óleo de pinhão-manso. O processamento do óleo e a mistura foram feitos nos EUA pela UOP LLC, empresa do grupo Honeywell. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona Norte do Rio, e sobrevoou o Oceano Atlântico por 45 minutos, no espaço aéreo brasileiro, retornando depois ao Galeão.

Ari Silveira - BiodieselBR.com