PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Futuro de fábrica de metilato da Dupont/JBS é incerto


BiodieselBR.com - 12 jul 2011 - 14:05 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Ao longo do processo que a transformou no maior processador de carne bovina do planeta e numa das maiores empresas do mundo, o Grupo JBS acabou assumindo uma série de negócios que parecem não se encaixar muito bem dentro daquilo que ela entende como core business. Estão circulando pelo mercado informações de que a companhia está considerando fechar a fábrica de metilato de sódio que opera no município paulista de Pirapozinho.

Embora as operações da planta sejam de responsabilidade da JBS, a comercialização da produção é feita com exclusividade pela DuPont. Segundo informações apuradas por BiodieselBR, a JBS informou a DuPont que esse negócio já não a interessa mais e, desde então, ambas as empresas estão negociando alternativas para o futuro da fábrica.

No dia 29 de junho, a divisão de Soluções Químicas da DuPont do Brasil enviou um comunicado para seus clientes da área de biodiesel no qual confirma que o futuro da fábrica é incerto, mas assegurou que todos os compromissos serão cumpridos sem qualquer interrupção no fornecimento de metilato. As fábricas da Dupont nos Estados Unidos poderiam garantir o abastecimento do mercado brasileiro.

O gerente de negócios da divisão de Soluções Químicas da DuPont, Pedro Jorge, confirmou que a JBS pensa em encerrar as atividades no site mas garantiu que “as lideranças da DuPont e da JBS” têm conversado a respeito e que a produção será mantida até que haja um acordo entre as empresas.

Embora não tenha revelado o teor das conversas com a JBS ou indicado quando a situação em Pirapozinho deverá ter uma solução, o executivo da DuPont ressaltou que a empresa está “estudando alternativas para o fornecimento de metilato no mercado brasileiro” e que a possibilidade de fabricação própria em território nacional é “fortemente cogitada”. O que não chega a ficar claro é se a empresa planeja assumir a fábrica da JBS ou se uma nova unidade produtiva estaria no horizonte.

Pelo que BiodieselBR pode apurar junto a fontes por dentro do assunto, representantes de DuPont e da JBS estiveram reunidos ontem a tarde para tentar decidir o destino da unidade, mas ainda não foi dessa vez que as empresas chegaram a um definitivo.

Segundo a assessoria da JBS, a empresa ainda não tem um posicionamento oficial sobre as negociações.

A fábrica de Pirapozinho faz parte dos ativos incorporados pelo grupo quando ele assumiu o controle do frigorífico Bertin em setembro de 2009. Não faz muito tempo, a JBS decidiu suspender as atividades da usina de biodiesel em Colider (MT) – outro negócio assumido depois da compra da Bertin.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com