PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Definição de novo presidente do Brasil estimula discussão sobre o futuro do biodiesel


BiodieselBR.com - 21 set 2010 - 15:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

É grande a expectativa do setor de biodiesel em relação às eleições para presidente do próximo dia 3 de outubro. É que, após a decisão nas urnas, haverá mais espaço para avançar no debate a respeito do aumento no uso de biodiesel, que hoje é a reivindicação número um do setor produtivo.

A definição do novo presidente deve acontecer já no primeiro turno – como indicam as últimas pesquisas do Ibope e do Vox Populi. A candidata do PT, Dilma Rousseff, venceria as eleições no próximo dia 3 com 51% das intenções de voto.

Com o fim da euforia em torno da campanha presidencial, os principais agentes do setor tem encontro marcado em São Paulo nos dias 27 e 28 de outubro durante a Conferência BiodieselBR.  O evento discutirá os problemas a serem resolvidos nos próximos anos e o caminho para viabilizar o uso do B10.

O encontro, organizado pela BiodieselBR, criou um ambiente propício para o debate entre representantes de diversos segmentos com opiniões contrárias e que são impactados diretamente pelo aumento da mistura de biodiesel no diesel.

Opiniões divergentes

Entre os segmentos envolvidos com o biodiesel existem muitas divergências declaradas. As usinas querem a ampliação da mistura, e lançam mão de dois argumentos principais: o excesso de capacidade produtiva e o preço reduzido praticado por elas no último leilão.

Já as distribuidoras pedem cautela e, através do Sindicom, se manifestaram contra o aumento do uso de biodiesel alegando que houve crescimento nos casos de acúmulo de borra em tanques e motores, que a capacidade de armazenagem suporta apenas o B5 e as fraudes seriam ainda mais atrativas.

O governo analisa o cenário com cautela considerando também a necessidade de aumentar a utilização de oleaginosas alternativas, a vinculação para novas metas de inclusão social e a possibilidade do preço do biodiesel voltar a subir nos leilões com a elevação da mistura.

Decisão ainda não está tomada

O presidente Lula já sinalizou a intenção de aumentar o percentual de mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel para a 8% em 2013, o que abriria espaço para um B6 no próximo ano e um B7 em 2012. Mas o presidente deixou claro que a decisão ainda não está tomada.

A perspectiva deve se tornar mais clara após a definição do novo presidente e ao final da Conferência BiodieselBR dentro de um mês.

Em razão da grande procura para acompanhar os dois dias do evento, a BiodieselBR ampliou o número de vagas de 160 para 250 participantes.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Alice Duarte – BiodieselBR.com
Tags: B10