PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Canadá inicia mistura obrigatória de 2% de biodiesel


BiodieselBR.com - 07 jul 2011 - 08:54 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

No dia primeiro de julho o governo canadense tornou obrigatória a mistura de 2% de biodiesel no óleo diesel e no óleo usado para aquecimento de imóveis no Canadá. O anúncio oficial foi feito pelo ministro do meio ambiente do país, Peter Kent, no dia 29 de junho.

O propósito da medida é reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do país. A meta do governo canadense é chegar ao ano de 2020 com uma redução da ordem 17% em relação aos níveis de GEEs registrados em 2005. A medida vai evitar que quatro milhões de toneladas de CO2 sejam despejadas na atmosfera todos os anos – o equivalente a tirar um milhão de carros das ruas. “Nosso governo continuará a assegurar a proteção ao meio ambiente ao mesmo tempo em que um crescimento econômico balanceado e a prosperidade continuam uma prioridade”, disse o ministro Kent.

O ministro canadense da agricultura, Gerry Ritz, também comemorou a medida que, segundo ele, vai melhorar os rendimentos que os agricultores obtém com o plantio de canola. “Essa exigência vai fortalecer o mercado de combustíveis renováveis e são boas notícias para os agricultores e para o meio ambiente”, comentou Ritz.

Nem todo mundo ficou feliz com a medida. Em entrevista ao portal Platts.com, o vice-presidente sênior para economia e meio ambiente da Aliança dos Caminhoneiros Canadenses, Stephen Laskowski, disse que a mistura poderia levara a uma alta nos custos do óleo diesel e que cerca de 85% do biodiesel precisaria ser importado.

A lei canadense deixa a província de Newfoudland e Labrador de fora por questões logísticas e estabelece exceções temporárias de 18 meses para que as províncias de Quebec e da costa do Oceano Atlântico tenham tempo de preparar a infraestrutura necessária. Para elas, a obrigatoriedade só passa a valer a partir do final de 2012.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Canadá