PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Biodiesel de algas pode não ser tão verde


BiodieselBR.com - 24 ago 2011 - 06:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

As microalgas têm despertado expectativas inversamente proporcionais ao seu tamanho microscópico entre os investidores e pesquisadores da área de biocombustíveis. Não falta quem acredite que elas poderiam dar conta de aposentar de vez os combustíveis fósseis. Agora um estudo da Universidade da Virgínia coloca em dúvida o potencial das algas como matéria-prima sustentável.

Batizado “Impactos ambientais do biodiesel e bioeletricidade para transporte derivado de algas”, o trabalho é assinado por uma equipe formada por pesquisadores do Departamento de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade da Virgínia e da McIntire School of Comerce. O estudo foi publicado pelo jornal Environmental Science & Techonology.

Embora os pesquisadores da universidade norte-americana considerem que as algas ofereçam um balanço energético por hectare mais favorável que o de fontes mais tradicionais como a canola. As algas também possuem a vantagem adicional de poderem ser cultivadas em terras pouco apropriadas para a produção de alimentos. Contudo do ponto de vista ambiental sua produção em larga escala pode não ser assim tão benéfica, pois consume mais energia fóssil do que outros biocombustíveis e também absorve grandes volumes de água.

A pesquisa norte-americana se baseou no que vem sendo chamada análise de ciclo de vida para medir os impactos do biodiesel e bioeletricidade produzidos a partir de algas nos transportes. Partindo de uma observação criteriosa dos insumos utilizados no cultivo das algas – fertilizantes, água e combustíveis fósseis – eles calcularam quantos quilômetros um carro poderia viajar com a quantidade de biocombustíveis produzida em um hectare. Esse resultado foi, então, comparado ao de outras fontes de biomassa conhecidas.

Uma das descobertas deste trabalho foi que usar biocombustíveis para produzir eletricidade pode gerar resultados melhores do ponto de vista energético do que transformá-los em combustíveis líquidos.

uvi.jpg

Fonte: University of Virginia
Tradução e adaptação BiodieselBR.com

Tags: Algas