PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
2007

Fatos do pinhão manso (o que o mundo sabe sobre a Jatropha)


Maio 2007 - 04 jun 2007 - 16:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A FACT é uma organização sem fins lucrativos que coleta, analisa e dissemina conhecimento internacional em biocombustíveis para países em desenvolvimento, com um enfoque especial em Jatropha curcas L.
 
Seminário Jatropha Expert
O seminário que a FACT organizou foi um grande sucesso. Pesquisadores renomados e plantadores de Jatropha foram a maioria dos presentes, além disso, o seminário foi visitado  por estudantes, investidores, governos e o setor privado. O grupo foi uma mistura balanceada de pessoas de diferentes nacionalidades, asiáticos, latino-americanos, africanos e europeus. 

Principais descobertas:

1.  Em geral todos os participantes tiveram uma opinião positiva sobre Jatropha, mas os subprodutos precisam ser usados para tornar o sistema economicamente viável.
2.  Jatropha pode fortalecer a economia rural local gerando empregos e criando uma fonte de energia independente. A exportação de óleo pode ocorrer quando os mercados locais estiverem saturados.
3.  A FACT está preocupada com os investimentos em grande escala (de multinacionais) onde milhares de hectares são comprados e plantados com Jatropha, onde provavelmente estes não vão beneficiar as comunidades locais. 
 
As apresentações e discussões plenárias, assim como as sessões de trabalho renderam muitas informações parcialmente novas.  Uma primeira avaliação dos resultados é apresentada abaixo.

Resultados


Rendimento

Os dados reais para rendimentos variam de 100 kg até 4 a 5 ton semente/ha/ano

Rendimento na Indonésia: 4 a 5 toneladas semente/ha/ano (distância 2x2, precipitação de 2000 mm/a, solo de qualidade).

Rendimentos relatados na Guatemala: primeiro ano 1,25 toneladas ss/ha com irrigação, fertilizante etc., metade sem irrigação (precipitação 4000 mm/em 6 meses), (E. Barrilas, Octagon)

Brasil: Primeiro ano 250 kg ss/ha devido ao plantio tardio, enquanto prognosticado 800 kg ss/ha, clima favorável, boa fertilidade de solo, etc. (Moller)

Índia: Com espaçamento 4x3 e alto nível de nutrientes, 1.270 toneladas ss/ha/a depois de 2 anos, precipitação 800 mm (J.S. Patolia)
 
Na Nicarágua melhor safra proporcionada depois de 4 anos, 4,5 toneladas ss /ha/a. (N. Foidl)

{sidebar id=6}

Solos

Os solos de barro são impróprios para Jatropha se ocorrer alagação ou saturação devido às condições climáticas. Em geral os solos “de trabalho” não são próprios porque o desenvolvimento de sistema de raiz é prejudicado.

Solos ácidos (PH < 6) ou alcalinos (> 8.0 8.5) não são próprios para Jatropha.

Solos de arenoso a argiloso parecem ser mais adequados.

Solos rasos (menos que 50-80 cm de profundidade de solo) não são próprios para produzir Jatropha a partir de sementes. Os cortes podem ser cultivados em solos rasos, mas só com chuva suficiente ao longo do ano ou irrigação.

Fertilidade e resposta de rendimento

A Jatropha responde bem à fertilização do solo em condições pobres de solo. Tanto para fertilizante químico como para orgânicos.
Ex.: Alguns testes, sem composto: Indonésia 2 toneladas/ha de sementes. Com composto: 5 toneladas/ha ss (Manurung)

Índia: resposta linear em solo pobre para torta de Jatropha (J.S. Patolia); a Índia também tem outros testes de fertilizante (J.S. Patolia)

Brasil: Resposta para fertilizante (Moller, Embrapa)

Chuva e umidade

Requerimentos mínimos de chuva para sobreviver: 300 mm/a
Precipitação mínima para produzir frutos: 600 mm/a
Chuva favorável: 1000 a 1500 mm/a
Períodos pequenos de seca (um mês) induzirão floração

Periodicidade de chuva /irrigação

Chuva e umidade excessiva provocarão fungo; muita chuva poderia exigir outro espaçamento.
 
Custos da instalação de irrigação 500 a 1000 USD/ha; Custos operacionais dependem da profundidade da água, etc.

Pragas e doenças

A resistência a pragas e doenças mencionada em Jatropha curcas  L. só se aplica a árvores mais velhas isoladas. 

Todas as pragas e doenças normais foram encontradas em Jatropha na Guatemala, em monoculturas jovens

Todas as pragas e doenças podem ser combatidas por métodos químicos ou biológicos. 

O tratamento de sementes com fungicida e Tricoderma ajudará a proteger a semente; a poda faz pontos de entrada para fungos/bactérias
 
Custos anuais para tratamento de praga/doença pode chegar a 80 dólares/a 

Propagação

As estacas como propagação não são recomendadas já que 1) o sistema de raiz está desenvolvido apenas lateralmente, não fornecendo força para a planta 2) a superfície cortada é um ponto de entrada para fungos e insetos.
 
As sementes em sementeiro ou semeio direto com tratamento de semente são recomendados.

Nova tecnologia: Robert Manurung na Indonésia obteve sucesso em micro propagação com sistema de raiz bem desenvolvido, ele relata altos rendimentos com estas plantas esperando 10 toneladas/ha em poucos anos. Testes de campo semelhantes com plantas clonadas ou micro propagadas estão em andamento na Índia (CSMCRI) e na China (Xu Jihong).

Arquitetura de Planta

- Ramos sem luz, sem floração, finalmente morrem
- Os ramos não podem intercambiar carboidrato 
- O tamanho da copa determina a floração

Rendimentos sustentáveis a longo prazo

Na Nicarágua o rendimento foi diminuindo depois do quinto ano, devido a pragas crescentes e níveis de doença. A poda severa é necessária para manter a produção em um bom nível, mas isto também aumenta a suscetibilidade das plantas a doenças.

Seleção de sementes de Jatropha

A seleção de sementes em agricultura e silvicultura é principalmente feita por peso e tamanho. Para as sementes de Jatropha podem ser aplicados os mesmos procedimentos de seleção de outras árvores sementeiras.

A FACT mediu as sementes de seu banco de dados. Sementes de Octagon, a Guatemala teve o maior peso médio por sementes, 0,78 grama, estas sementes foram obtidas do projeto da Nicarágua de 1992, que testou 6 variedades e concluiu que esta variedade que eles por sua vez importaram das ilhas de Cabo Verde deu rendimentos mais altos. Esta variedade era usada no Século XIX para produção de sementes que eram exportadas do Cabo Verde para Portugal para produzir sabão de alta qualidade. Sementes obtidas no Brasil (Sr. Torres), de plantas de alto rendimento e com extensa ramificação tiveram um peso médio de semente de 0,65 grama. Sementes não selecionadas da Índia (uma fonte comercial) tiveram um peso médio de 0,52 grama. Sementes não selecionadas de Garalo, Mali tiveram um peso médio de semente de 0,64 grama.

A seleção leva claramente a sementes maiores e mais pesadas, com uma taxa de germinação mais alta, mudas e plantas mais saudáveis e uniformes. O rendimento de plantações de Jatropha de sementes selecionadas é maior que de material não selecionado (provavelmente de pelo menos 15 a 30%).

Fonte: Fact
Tradução: BiodieselBR.com
Image