PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Matéria-prima põe em risco produção de biodiesel


Diárionet - 02 jul 2007 - 06:20 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

"O grande limitante do biodiesel é a matéria-prima", diz Frederique Rosa e Abreu, coordenador-geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "E isso é fundamental, já que na produção de biodiesel 80% depende da matéria-prima e somente os outros 20%, da indústria." Por isso, 90% do biodiesel produzido no Brasil é de soja, afirma.

Existem 20 milhões de hectares da oleaginosa no Brasil, ante 7 milhões de hectares de cana-de-açúcar. E o destino para a geração de biodiesel não interfere na produção de alimentos. "Para se ter uma idéia, se hoje 100% do biodiesel fosse produzido com a soja, seriam utilizados apenas 6% do total da plantação (1,2 milhão de hectares)."

Como o preço é muito alto e o torna-se difícil obter lucro, convém ao empresário exportar em grãos em vez de processar a soja localmente. Isso mesmo com o benefício do selo social (desconto por inclusão de mão-de-obra de agricultura familiar na produção de biodiesel), que abate parte da carga tributária. As alíquotas, neste caso, passam de R$ 0,218 a R$ 0,07 por litro de biocombustível e os produtores têm o direito de participar dos leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O biodiesel da soja é gerado a partir do óleo, que é obtido com o esmagamento do grão, em que são separados o farelo, que geralmente alimenta suínos e aves, e o óleo, utilizado na alimentação humana. A soja tem variedades de concentração de óleo, tradicionalmente, de 18% a 20%. Mas, hoje, encontra-se com até 25%. Cada hectare plantado é capaz de produzir 600 kg de óleo de soja.