PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Tecpar vai inaugurar fábrica de biodiesel no dia 23 de julho


AEN - 02 jul 2007 - 06:30 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Com o anúncio do lançamento da planta-piloto para pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da produção de biodiesel no Paraná, terminou nesta sexta-feira (29) o IV Pific - Propriedade Intelectual como Fator de Inteligência Competitiva, com o tema “Inovação Tecnológica para o Crescimento Tecnológico do Agronegócio”. O diretor técnico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Bill Jorge Costa, informou que a planta de produção de biodiesel será inaugurada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pelo Tecpar no dia 23 de julho, na sede do instituto, na Cidade Industrial de Curitiba.

A planta-piloto de biodiesel - combustível produzido a partir de óleos vegetais e de gorduras de origem animal - foi desenvolvida com recursos da Seti / Fundo Paraná. “A idéia dessa infra-estrutura é conhecer a fundo todas tecnologias de produção de biodiesel e diferentes usos de matérias-primas fornecidas pelo Iapar”, explica Costa. Um dos objetivos da planta é estudar a viabilidade da produção em pequena escala, transferir conhecimentos e levar o biodiesel ao pequeno produtor rural.

Durante o evento, o diretor da Agência de Inovações Tecnológica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro - campus Guarapuava), Paulo Rogério Pinto Rodrigues, falou da importância da Seti e da Agência Paranaense de Propriedade Intelectual no incentivo às incubadoras: “A Agência acaba dando todo o apoio aos pesquisadores de empresas para a produção de suas patentes e seus registros. Com o apoio da Seti, as empresa incubadas podem provocar a inovação”, afirmou.

O IV Pific teve a participação de representantes do Setor de Programação Nacional da Proteção ao Conhecimento, Ciência e Tecnologia, da Agência Brasileira de Inovação do governo federal, que representaram a Presidência da República.

Por recomendação do governador Roberto Requião, o Tecpar também vai se dedicar à implantação, principalmente nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, de mini-usinas de biodiesel para atendimento aos pequenos agricultores. O objetivo é fazer com que o pequeno produtor rural produza o seu próprio biodiesel com suporte científico e tecnológico do governo estadual.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destinou até agora, R$ 3,3 milhões para o Programa Paranaense de Bioenergia. Os recursos são do Fundo Paraná. Criado em 2003, o programa tem como objetivo produzir um biocombustível adicional à matriz energética brasileira utilizada atualmente - gasolina, álcool e diesel. Nesse programa, cabe ao Tecpar a produção de biodiesel e o estudo das diferentes matérias-primas indicadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Para conhecer esta usina participe da Conferência BiodieselBR. Para se inscrever neste evento clique aqui.

Tags: Tecpar