PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Energia Renováveis, uma oportunidade para Portugal


UE line - 25 set 2007 - 07:11 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

As energias renováveis como oportunidade para Portugal e o seu potencial de desenvolvimento foram as temáticas abordadas na palestra de abertura do III Encontro de Pós Graduações em Investigação e Ensino das Ciências Físicas e da Terra da UE. Organizado pelo Centro de Geofísica de Évora, o Encontro que decorreu nos dias 21 e 22 de Setembro no Colégio Luís Verney, contou com a presença do Prof. António Joyce, Director do Departamento de Energias Renováveis do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI).

António Joyce apresentou o panorama das energias renováveis em Portugal e qual o papel das instituições no futuro: as energias renováveis como oportunidade para um desenvolvimento sustentável, graças ao impacto ambiental reduzido. Também a nível económico, esta opção é interessante e traduz-se num aumento do emprego a nível local. O Professor referiu ainda que Portugal depende, em cerca de 80%, dos combustíveis fósseis e somente 15 a 20% de energias renováveis, nomeadamente energia hídrica. Tal reflecte-se numa dependência muito grande dos preços do petróleo.

Desde há 30 anos que o consumo energético tem vindo a aumentar, na área dos transportes, indústria e calor. Neste sentido torna-se fundamental encontrar soluções na área do solar fotovoltaico (mercado cada vez mais em ascensão), da via térmica, da biomassa e da energia dos oceanos. No que diz respeito à energia proveniente dos oceanos, Portugal tem bastante potencial, graças à sua grande costa marítima. António Joyce refere ainda a possibilidade de instalação de pequenas turbinas eólicas nas habitações (conjugando a energia solar com a energia eólica) e a instalação de painéis solares nos edifícios, conjugando a necessidade de aquecimento com a estética, como é o caso do edifício da INETI em Oeiras.

Um problema importante é a não penetração das energias renováveis no sector dos transportes. Algumas das soluções apresentadas são os biocombustíveis e os carros fotovoltaicos. António Joyce trabalha, neste momento, na área do biodiesel, a partir de micro algas, solução 78 vezes mais eficiente. Um dos problemas do futuro prende-se com o armazenamento de energia. As albufeiras são a única solução encontrada, colocando-se no entanto, muitas questões de carácter ambiental. Para Portugal, a solução passa por gastar melhor a energia e usar os recursos renováveis. No norte e centro do país a energia hídrica e eólica e, no sul, a energia térmica solar.