PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Combustível mais verde do mundo na BA


Diário do Nordeste - 01 mai 2007 - 08:42 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A Brasil Ecodiesel anuncia, em Nova York, a produção do combustível mais verde do mundo em Iraquara na Bahia

Com a obrigatoriedade, a partir do próximo ano, da adição de 2% de biodiesel à composição de todo o diesel comercializado no País, as empresas já começam a se preparar para a mudança. A Brasil Ecodiesel anunciou ontem, em Nova York, que irá iniciar a fabricação do combustível mais verde do mundo em sua unidade de Iraquara (BA).

O vice-presidente da Brasil Ecodiesel, Guilherme Raposo, afirma que a produção em Iraquara não afeta as atividades da usina inaugurada em Crateús, no interior do Ceará, em janeiro deste ano. Segundo ele, as duas unidades estão localizadas a uma distância suficiente uma da outra, de modo a atenderem mercados diferentes. A primeira está mais voltada para a Bahia e estados do Sudeste, enquando a cearense visa os mercados da região Norte e parte do Nordeste

O comunicado da produção em Itaquara aconteceu durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2007, promovido pela Associação das Nações Unidas-Brasil. A Brasil Ecodiesel anunciou que o biodiesel com base em óleo de mamona que desenvolve no Nordeste brasileiro apresenta um balanço energético superior ao de qualquer outro biocombustível produzido no mundo.

A conclusão faz parte de um estudo realizado pela EcoSecurities, empresa especializada no comércio de crédito de carbono, com sede em Londres, que constatou que para cada unidade de combustível fóssil consumida na produção, será possível gerar 10,5 unidades de combustível renovável. Até hoje, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar brasileira era o biocombustível que apresentava o balanço energético de maior valor (8,3).

Biodiesel obrigatório

Hoje, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) permite a utilização de até 2% no diesel, mas, a partir de janeiro do ano que vem, a adição será obrigatória. Estima-se que se um veículo utilizasse um combustível 100% vegetal, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera seria da ordem de 78%, conforme explica Guilherme Raposo.

De acordo com ele, até o fim de maio, a unidade de Iraquara chegará a plenitude de sua produção, com 120 mil metros cúbicos por ano de biodiesel. Como trunfo, uma esmagadora que é a maior da América Latina. Ele ressalta, porém, que a usina de Crateús não foi colocada em segundo plano e que já estão sendo analisadas alternativas para a atual esmagadora, pequena e aproveitada da cultura do algodão

Além disso, ele assegura que estão sendo estudadas outras possibilidades apara atingir a produção máxima da unidade cearense, estimada em 120 mil metros cúbicos por ano. ´No momento, o que falta de óleo, compramos no mercado em lugar do grão´, acrescenta.

Sobre a empresa

Criada em 2003, a Brasil Ecodiesel estabelece uma cadeia de produção sustentável, com práticas ambientais em todo o processo produtivo. Desde o cultivo de suas oleaginosas no campo, onde grande parte da colheita é feita manualmente, até a utilização de veículos movidos 100% a biodiesel. Além disso, todos os co-produtos são reinseridos no processo industrial como geradores de energia e calor dentro das unidades de transesterificação.

COMPOSIÇÃO

2% será a adição obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no País a partir de janeiro do ano que vem. Por enquanto, o uso do biodiesel no combustível é autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo)