PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Com frustração na safra convencional, biodiesel pode ser alternativa


Bom Dia MS - 27 mar 2006 - 06:57 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Os produtores da região sul reclamam da quebra na safrinha do milho. Eles afirmam que a comercialização do produto teve uma queda de até 70% em relação a 2005.

Em Ponta Porã, também na região sul do estado, o prejuízo foi com a soja. Alguns produtores estão até demitindo funcionários. Se o plantio de produtos tradicionais não está dando o lucro esperado, qual seria a alternativa? Uma opção é o plantio de mamoma, girassol, entre outros produtos para a produção do biodiesel. É a sugestão apontada por alguns especialistas.

Ginez César, de Dourados, explica que o biodiesel é apontado como uma das soluções porque é um produto que será de uso obrigatório no País a partir de 2008, quando uma porcentagem será adicionada ao óleo diesel. Segundo os especialistas é possível produzir biodiesel a partir do óleo de várias culturas como a mamoma, o girassol e até a própria soja.

Na opinião de Osmar Bastos, editor do MS Rural que abordou o assunto na edição desta semana, falta preogramação do Governo Federal. Ele explica que não há nem geo-referenciamento. Sem geo-referenciamento não tem financiamento e sem financiamento, o produtor, que sai de uma safra frustrada, não tem como plantar outra cultura. Osmar explica ainda que a mamona seria uma opção cara para o biodiesel, mas que existe inúmeras outras culturas mais viáveis como o sorgo, por exemplo.