PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel: fabricação, seus benefícios e incentivos é tema de seminário em Santa Maria


Rádio CDN - 27 mar 2006 - 06:52 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Com objetivo de diminuir os custos, impactos ambientais e proporcionar um maior desempenho dos motores abastecidos com óleo diesel a produção de biodiesel vem sendo estimulada no Brasil. O combustível é um lubrificante melhor do que o diesel produzido através do petróleo, e emite até 78% menos gases poluentes na atmosfera.

Produzido com qualquer óleo vegetal, é conhecido como petróleo verde. A soja, amendoim, girassol e a mamona são os exmplos mais comuns de matéria-prima. E, estimular essas produções na região central do estado é um dos objetivos do seminário que ocorre hoje no Salão Nobre do Campus I da Unifra, a partir das 8h da manhã.

Conforme o Secretário Interino da Secretaria de Captação de Recursos e Relações Internacionais, Gerri Machado, o evento serve para mostrar que a região tem potencial para abrigar uma fábrica do combustível de geração de renda para o campo. Para se ter uma idéia, no Brasil devem ser gerados 250 mil empregos para produção.

O Governo Federal possui um programa que tem como proposta misturar o biodiesel ao óleo diesel, uma prática que o Brasil ainda não tem condições de produzir, tanto pelo alto custo quanto pela pouca demanda na produção das matérias-primas. Por isso a importância de incentivar o plantio de matéria-prima, visto que por lei a Petrobrás é obrigada a comprar o que for produzido no Brasil.

O município gaúcho, de Palmeira das Missões, conta com uma Cooperativa para a produção de Biodiesel, a Cooperbio, e no seminário em Santa Maria, o Presidente da entidade, Romário Rosseto, estará relatando para as cidades da região as experiências desta nova fonte de renda. Estarão presentes no seminário, vários segmentos interessados na nova fonte de recursos.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, que fará um diagnóstico de como funciona a política do Biodiesel no Brasil, o Banco do Brasil, que apresentará linhas de financiamento para compradores e produtores; a Embrapa, esclarecendo que tipo de produto pode ser cultivado e qual a melhor forma de produção, e a Petrobrás.