PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Potencial a ser explorado pelas Usinas de Biodiesel [29.jun.07]


BiodieselBR - 29 jun 2007 - 18:16 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O potencial brasileiro de produção de oleaginosas inexplorado é algo impressionante, chega a ser vergonhoso. Existem milhões de hectares que podem produzir duas safras e estão produzindo apenas uma por falta de apoio comercial.

Um exemplo do potencial que está sendo perdido e que serve de parâmetro para comparação com a grande maioria dos municípios produtores de grãos, é o que acontece nas terras de Nova Mutum no Mato Grosso. Este município planta na safra de verão entre soja, arroz e algodão cerca de 350 mil hectares. Na safrinha deste ano foram plantados 80 mil hectares de milho, 2 mil hectares de girassol e 200 mil hectares de milheto. Em cerca de 80 mil hectares não foi plantado nada. O milheto é plantado somente para cobertura de solo no período de entre safra no Centro-Oeste que vai de março a setembro, não traz retorno financeiro algum para o produtor.

Em Nova Mutum são cerca de 280 mil hectares que poderiam ter produzido girassol para biodiesel. Pesquisas realizadas na região já demonstraram a viabilidade da cultura do girassol para esta época do ano, e o plantio não é feito hoje por que não há garantia de compra de sua produção.

Duas usinas de biodiesel deverão se instalar no município, a Tauá Biodiesel que tem financiamento aprovado pelo BNDES e a Bioauto, uma empresa fruto da parceria de empresários espanhóis e brasileiros que está com o projeto em andamento. Ambas as empresas estão prevendo utilizar inicialmente a soja como matéria-prima para o biodiesel, mas ao longo da execução do projeto a soja deve perder espaço para as culturas da segunda safra. Nova Mutum precisa utilizar apenas 25% dos 280 mil hectares com girassol para produzir toda a matéria-prima necessária para um ano de produção da usina Tauá Biodiesel.

A sub-utilização das terras no Brasil pode diminuir consideravelmente com as várias usinas que estão sendo montadas nas regiões produtoras de grãos, mas para isso será importante uma maior atuação do Governo e interesse das usinas em incentivar os produtores.

A análise desta semana continua nas páginas:

Análise das projeções de produção de biodiesel [29.jun.07]

Óleo de cozinha pode gerar boas parcerias para as usinas de biodiesel [29.jun.07]

As mais lidas da semana

1 A Bolha de Glicerina

2 Levantamento indica forte expansão de biodiesel e H-Bio

3 Biocombustíveis: plantar para quê e para quem?

4 Cenários mutantes

5 Usina de biodiesel do Maranhão já está em atividade

6 SC: Agricultores aderem a mamona e o girassol

7 Expedito Parente participa de evento em Curitiba

8 MT: São José do Rio Claro pode ter usina de biodiesel

9 Governo destinará R$ 12 bilhões para agricultura familiar

10 Incentivos à produção de biodiesel no Nordeste