PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Brasil Ecodiesel polui águas de açude


Jornal O Povo - CE - 07 abr 2007 - 15:59 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O açude Várzea do Meio, de Independência, está com suas águas poluídas por causa de um derramamento de óleo vegetal. Há cerca de um mês, um caminhão-tanque da empresa Brasil Ecodiesel, com sede em Crateús, derramou o produto no reservatório. Segundo a Semace, a gerência da empresa se comprometeu em fazer a limpeza do local

O derramamento de óleo vegetal no açude Várzea do Meio, na zona rural de Independência (microrregião do sertão de Crateús), está preocupando as comunidades que vivem próximas ao reservatório, a cerca de cinco quilômetros da sede do município. Há pouco mais de um mês, um caminhão-tanque da empresa Brasil Ecodiesel, com sede em Crateús, levando o produto, deixou vazar uma quantidade suficiente para poluir as águas. "Desde aquele dia, houve morte de várias espécies de peixes e outros animais como tartarugas e cágados", informa o prefeito do município, Valdir Coutinho.

A maior preocupação de Coutinho é com a possibilidade de poluir o açude Cupim, o maior do município que abastece a cidade. O reservatório, um dos 132 administrados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), está próximo de sangrar. Dos 4.550.000 metros cúbicos de água que comporta, está com 98,4%, ou seja, 4.480.000 metros cúbicos de água. "A poluição pode atingir também os afluentes do rio Cupim", acrescenta o prefeito.

As famílias de agricultores que vivem próximas ao Várzea do Meio reclamam também do mau cheiro e temem que a poluição atinja seus plantios. Técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recolheram amostras da água para análise e fizeram uma vistoria na área poluída.

Os técnicos também foram até a usina da Brasil Ecodiesel e, segundo a assessoria de imprensa da Semace, a gerência da empresa se comprometeu em fazer a limpeza do local. Nova vistoria será feita no local, nos próximos dias, para comprovar se realmente foi feita a limpeza do açude e das áreas poluídas.