PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] As usinas gaúchas e a perspectiva da canola


BiodieselBR.com - 23 mar 2009 - 12:03 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08

A BSBios de Passo Fundo conseguiu a parceria do Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul – para financiar o plantio de canola. Com isso a empresa terá mais facilidade na hora de convencer o produtor rural a plantar essa oleaginosa.

Analisando em percentuais, a BSBios vem alcançando grande sucesso no incentivo a canola. Houve um aumento de mais de 100% na área plantada no Rio Grande do Sul neste ano em relação ao ano passado, passando de sete mil hectares em 2008 para quinze mil hectares em 2009.

Bom para as usinas
 Agora, se for analisado o potencial gaúcho de produção de canola, o plantio atual é insignificante. O RS planta cerca de 5,5 milhões de hectares na safra de verão (soja, milho, arroz e feijão) e cerca de um milhão apenas no inverno (trigo, cevada, aveia e azevém). Sobram 4,5 milhões de hectares de abril a outubro sem nada plantado.  A canola poderia estar em quase toda essa área, pois praticamente todo o Estado possui zoneamento do Ministério da Agricultura para a canola.

Utilizar essa imensidão de terras prontas, que já conta com produtores e não necessita de investimentos com máquinas, deveria ser uma prioridade da Secretaria de Agricultura do Estado e do governo federal. O Estado teria um expressivo salto no volume de grãos produzidos, na renda do produtor e, principalmente, na quantidade de matéria-prima disponível para a produção de biodiesel.

O Rio Grande do Sul possui quatro grandes usinas de biodiesel bem próximas das regiões produtoras de grãos (BSBios, Granol, Brasil Ecodiesel e Oleoplan). Essas quatro usinas são responsáveis pela liderança que o estado tem na produção nacional de biodiesel. No mês de janeiro, 34% de todo o biodiesel produzido no Brasil veio dessas quatro usinas no RS. A liderança gaúcha vem ocorrendo desde maio de 2008 ininterruptamente.

Nesta semana também o governo do estado do Rio Grande do Sul concedeu o diferimento na cobrança do ICMS para a canola na produção de biodiesel. Isso ajuda as usinas. Com este diferimento o ICMS sobre a canola é pago somente na saída do produto industrializado e não mais na compra da matéria prima. Em época de crise de crédito, esta é uma boa notícia para as usinas gaúchas.

Óleo de soja – cotações
A semana foi de alta na bolsa de Chicago. O óleo de soja fechou na sexta feira dia 20/03 a U$ 0,3225 por libra peso. Uma alta de 7,45% em relação a sexta feira anterior. No mercado interno o óleo foi de estabilidade nos preços. Ficaram entre R$ 1.750,00 e R$ 1.800,00, posto São Paulo.

A crise e os problemas da Argentina deram sustentação nos preços no mercado internacional do complexo soja.  Produtores rurais e o governo não se entendem quanto ao imposto de exportação de 35% cobrado pelo governo argentino. A Argentina é o maior exportador de óleo de soja e farelo do mundo.