analises

Análise da Semana: 17.nov.06


BiodieselBR - 17 nov 2006 - 19:20 - Última atualização em: 13 nov 2011 - 22:18

 

BiodieselBR.com

Análise Semanal

Exclusivo para assinantes

17.nov.06

 

 

A partir de hoje e sempre às sextas feiras você receberá uma análise dos principais fatos da semana sobre biodiesel, bem como comentários, preços do biodiesel em diferentes cidades brasileiras e outros assuntos relacionados aos biocombustiveis.

Durante esta semana mais curta, o setor continuou de olho no preço do óleo de soja no mercado doméstico e internacional, que se manteve em patamares altos para biodiesel.

O problema com o preço do óleo de soja é que este óleo é o fiel da balança para todos os outros óleos vegetais e gorduras animais. Quando o óleo de soja sobe, sobem todos os outros óleos vegetais e gorduras animais.

A China, principal produtor mundial de trigo, está prevendo uma redução para o próximo ano agrícola de 10% de sua safra de 110 milhões de toneladas, em virtude da seca que está ocorrendo nesta época no plantio de inverno. Este é apenas um de diversos fatores que estão dando suporte ao aumento no preço do trigo e como o preço da soja, milho e trigo, normalmente andam juntos, essa quebra de safra influenciará também o preço da soja e do milho.

O aumento na utilização de óleo de soja para biodiesel nos Estados Unidos, na Europa e mesmo aqui no Brasil, é um dos fatores que contribuem para o preço a soja estar alcançado patamares mais altos no mercado internacional nos últimos dois meses, apesar da super-safra americana. Isso ocorre por que o mercado trabalha em cima de previsões de consumo, e estas previsões indicam um aumento de consumo de óleo de soja para fins energéticos em todo o planeta.

 

Na próxima semana, dia 21 será inaugurada a usina de biodiesel da Barrálcool, em Barra do Bugres no Mato Grosso. Será a usina mais moderna e completa do Brasil, podendo produzir biodiesel nas duas rotas, etílica e metílica, e poderá usar diversos tipos de matérias primas. A usina está investindo na produção integrada de pinhão manso, em parceira com 13 prefeituras da região,onde cada uma das prefeituras selecionou 30 produtores rurais para participarem da primeira fase do projeto. O presidente Lula já confirmou sua presença para prestigiar a inauguração.

Muito usado na campanha eleitoral, o biodiesel ainda não fora assunto do presidente após a reeleição. A expectativa é que o presidente traga alguma novidade para o futuro do biodiesel em seu discurso na inauguração da Barrálcool.

 

Os preços do petróleo recuaram cerca de U$ 2,50 por barril nesta quinta feira, fechando ao redor dos U$ 56,00 dólares, tanto em Londres como em Nova York, mesmo com a noticia de que a Arábia Saudita poderá atender uma decisão da Opep e reduzir sua produção em 380 mil barris dia.

As usinas de biodiesel que venderam nos dois primeiros leilões da ANP estão produzindo para atender estes compromissos, pois o preço é o mais alto do mercado, cerca de R$ 1,90 o litro, mais ICMS.


Garanta o recebimento destes e-mails

Você está recebendo este e-mail porque é assinante do portal BiodieselBR.com. Porém a única maneira de garantir o recebimento destes e-mails no futuro é adicionando nosso e-mail em sua lista de contatos: [email protected]

Se estiver com problemas no recebimento destes e-mails ou tem sugestões para nós, por favor envie para [email protected]. Se não quer mais receber nenhum e-mail nosso elimine seu e-mail.

 

BiodieselBR.com
[email protected]
Deixando você sempre bem informado.