PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Petrobras e BSBios


BiodieselBR.com - 24 nov 2009 - 15:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

O Estado do Paraná foi o escolhido pela Petrobras Biocombustíveis (PBio) para iniciar a nova fase de biodiesel da empresa, a de parcerias. A PBio escolheu a BSBios de Marialva como sócia.

Há bastante tempo o setor acompanhou os boatos sobre as possíveis aquisições da Petrobras. A Ecodiesel foi um dos alvos principais da boataria, mas a BSBios sempre foi cogitada como uma das prováveis. A escolha de uma usina no Paraná é bem pensada, pois o estado produz uma grande quantidade de soja, tem uma pequena produção de biodiesel e alto consumo de diesel. Além disso, a proximidade com o estado de São Paulo é um excelente diferencial competitivo.

A dúvida agora é como essa nova empresa se comportará dentro do setor e quais são os planos para o futuro.

O biodiesel e a Petrobras
O biodiesel dentro da Petrobras está andando muito mais rápido que o etanol. Em menos de cinco anos de PNPB, a estatal construiu três usinas próprias, e possui também uma unidade de pesquisa no Rio Grande do Norte, que agora está sendo transformada em comercial e agora uma parceria com a BSBios na usina de Marialva no Paraná. Enquanto isso, nos mais de trinta anos de etanol a Petrobras não tem nem uma usina. Por enquanto a PBio tem apenas estudos e propostas para a formação de parcerias com o etanol.

BiodieselBR.com