PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 11.jan.08


BiodieselBR - 12 jan 2008 - 15:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Análise Semanal 11.jan.08

Olá %Member:CustomField1%.

O ano de 2008 começou e trouxe junto a obrigatoriedade da mistura de biodiesel ao diesel de petróleo. Foram três anos de preparação para esta data, muitos problemas foram previstos e resolvidos antes que acontecessem, outros ainda persistem e serão resolvidos com o passar do tempo.

Dentre os problemas que não foram resolvidos com antecedência é o de estoque remanescente nos postos de combustível sem a mistura de biodiesel. Inicialmente a ANP pretendia que todo o diesel que estivesse em estoque nos postos de combustível fosse remetido às distribuidoras para receber a mistura de biodiesel. A ANP voltou atrás após concluir na inviabilidade desta operação e, portanto não multará postos de combustível neste início de ano por venda de diesel sem mistura de biodiesel cujo recebimento do produto tenha sido efetuado até 31/12/2007. Dessa forma o diesel puro recebido até o final do ano poderá ser vendido sem mistura de biodiesel.

A preocupação maior agora é saber se irá faltar biodiesel nos próximos meses. Algumas informações dizem que está havendo atraso na entrega do biodiesel vendido no 6º e 7º leilões, contudo é improvável que não exista biodiesel suficiente nos próximos meses. Os fatores que levam a essa conclusão são: os leilões extras da Petrobras; a boa produção de biodiesel nos últimos meses de 2007 e o estoque remanescente.

Os leilões extras realizados pela Petrobras (8º e 9º) visavam garantir um estoque de 100 milhões de litros de biodiesel para suprir eventuais falhas no fornecimento. Por si só essa medida já deveria retirar todas as dúvidas da falta de biodiesel na primeira metade de 2008, pois a quantia de biodiesel comprada representa 26% de todo o biodiesel necessário no primeiro semestre. Isso quer dizer que para haver falta de biodiesel o descumprimento das entregas dos leilões 6 e 7 teria que ser maior que 26%.

Não podemos esperar que em 2008 a produção seja menor do que a realizada nos últimos meses de 2007. Em outubro e novembro a média de produção foi de 54 milhões de litros e para suprir todo o B2 no Brasil são necessários 63,3 milhões de litros por mês. Ou seja, sem a obrigatoriedade, a produção estava a menos de 10 milhões de litros da meta do B2 e não há porque a produção deixar de crescer. Para que as usinas pudessem se habilitar nos últimos leilões elas deveriam ter garantida a compra da matéria-prima.

Além de tudo isso, é tido como certo que a Petrobras fez um estoque de biodiesel no fim de 2007 para garantir eventuais falhas nesse primeiro momento. Dessa forma é muito improvável que os postos de combustíveis fiquem sem biodiesel por falta de produção.

Essa organização das usinas, se confirmada, deverá ser recompensada com um aumento para 3% da mistura do biodiesel no diesel.


Produção em novembro
A ANP divulgou a produção de biodiesel no mês de novembro que atingiu 54,752 milhões litros de biodiesel um pequeno crescimento em relação ao mês anterior.

Embora tenham aumentado a produção, as usinas reduziram as entregas às distribuidoras, aguardando o mês de janeiro para entregarem o biodiesel vendido nos últimos leilões por um preço um pouco melhor. Assim, as usinas passaram o final do ano com seus tanques cheios para além de receber um preço melhor, atender a demanda de B2 em janeiro sem percalços.

Produção por usina em novembro


Preço do óleo de soja na bolsa de Chicago
O óleo de soja bateu nesta semana em todas as posições da Bolsa de Mercadorias de Chicago o maior preço de sua história. Em algumas posições superou os U$ 0,5250 centavos de dólar por libra peso. O maior preço foi no ano de 1974 quando chegou a U$ 0,5100 por libra peso.

As cotações da Bolsa de Chicago vêm apresentando sucessivas altas desde outubro de 2006, quando o óleo era cotado em U$ 0,2200 centavos por libra peso.

Como cerca de 80% do custo de produção de biodiesel está no preço da matéria-prima, fica difícil prever lucros para as usinas nos próximos meses, ou para o ano de 2008, já que hoje a tonelada de óleo ultrapassa dois mil reais e as cotações futuras na Bolsa de Chicago indicam cotações acima das atuais. Essa situação persistirá até que outros óleos que venham substituir o de soja, e também os custos, passem a ser controlados pela usina e não pela cotação internacional.


As mais lidas da semana

1 Confira o resultado final dos últimos leilões de 2007 - 8º e 9º

2 Argentina: Exportação de biodiesel cresce 1364% em 2007

3 Biocombustível pode ser sujo, diz estudo

4 Brasil pode se tornar segundo maior produtor mundial de biodiesel neste ano

5 Pode faltar biodiesel nos próximos meses

6 Motoristas desconhecem biodiesel

7 EUA: produção de biodiesel cai para 22% da capacidade

8 Editorial: O custo do biodiesel

9 ADM adia início de operações da maior fábrica de biodiesel do mundo em MT

10 Empresa de biodiesel americana pede concordata