|   Análise Semanal  08.fev.08 
            
			Preço do biodiesel 
Pode-se concluir pelo menos um detalhe da briga das gigantes entre Petrobras e Vale sobre o contrato/compromisso de entrega de biodiesel: biodiesel existe, mas a disponibilidade é uma questão de preço. Acertado o preço entre usinas e distribuidoras o biodiesel aparece.
  
Outro ponto que precisa ser levado em conta por todos os envolvidos no setor de biodiesel, é o preço atual do principal insumo do biodiesel - o custo do óleo de soja - que já passa dos R$ 2,50 por litro no mercado interno. Para o biodiesel aparecer a conta é simples: Custo da matéria-prima + custos industriais + impostos + margem do usineiro = preço de venda do biodiesel. Esse preço de venda deverá ser no mínimo, superior ao custo da matéria-prima. Caso contrário, alguém estará bancando a diferença e o negócio não se sustentará por muito tempo. Não existe mágica e nem milagres.
 
			
 Commodity 
 Transformar o biodiesel em commodity é um dos sonhos do setor  e a busca por uma especificação mundial é um passo fundamental. Mas esta não será uma tarefa fácil. 
  
Na força tarefa criada por Brasil, EUA e Europa foi recorrente o pedido brasileiro por flexibilização em diversos itens da especificação para não limitar a ampla gama matérias-primas disponíveis. Essa diversidade nacional resulta em propriedades químicas finais diferentes para o biodiesel, e isto precisa ser adequado para que se alcance um padrão mundial aceito por todos os países.
  
As diferenças dos tamanhos, tipos e qualidades dos motores a diesel utilizados no mundo também devem ser levadas em conta. Enquanto no Brasil o maior consumo de diesel está concentrado em grandes motores, caminhões pesados, ônibus e máquinas agrícolas, na Europa o diesel também é muito usado em carros de passeio.
 		
            
 Soja em alta 
Os preços da soja, farelo e óleo na Bolsa de Chicago alcançaram os maiores preços nominais nessa semana de carnaval. No mercado interno o preço médio do saco de 60 quilos ultrapassa os R$ 45,00, mais de U$ 25.  No mercado interno está faltando óleo de soja e por isso o preço está acima da cotação internacional. A demanda interna por biodiesel colabora para este cenário. A mistura B2 para 2008 necessitará de cerca de 600 milhões de litros de óleo de soja, dos 760 milhões de litros de biodiesel previstos.
  
O governo poderia aproveitar os bons preços dos produtos primários que estão proporcionando boa margem ao produtor rural e acabar com a isenção de impostos da lei Kandir. O consumidor brasileiro e o setor de biodiesel agradecem. 
	
  
 As mais lidas da semana  
            1 Empresa perde selo combustível social 
			
            2 Falta de biodiesel: a briga continua 
			
            3 Petrobras, Vale e transportador já divergem sobre o biodiesel 
            
            4 Dendezeiro e mamona são espécies exóticas no Brasil 
		   
            5 Biodiesel chega aos postos mais caro que o previsto 
			
            6 Usina Biocar em Dourados é inaugurada 
			
            7 Catadores recolhem óleo usado e ajudam a despoluir meio ambiente 
		   
            8 A ultrapassada Lei Kandir 
			
            9 Embrapa de Campinas sediará 1º núcleo de agroenergia do País 
			
            10 Estaleiro Mac Laren quer apoio do MDA 
            
 
  |