017

B10 e os grupos de influência


BiodieselBR.com - 05 jul 2010 - 10:18 - Última atualização em: 19 dez 2011 - 16:57
Editorial

O biodiesel no Brasil hoje envolve uma grande gama de setores, muitos deles com objetivos semelhantes e outros com interesses opostos. Entre os grupos com grande influência destacam-se as usinas, os agricultores, as distribuidoras, as montadoras e os grandes consumidores de diesel, sejam privados ou do governo.

Obviamente que essa diversidade de forças nem sempre caminha para o mesmo lado, e qualquer proposta de alteração no programa de biodiesel impacta diretamente nesses segmentos.

A cadeia produtiva deste biocombustível iniciou uma campanha em prol do aumento gradativo no uso de biodiesel para 10%, no lugar dos atuais 5%. Este pleito agrada usinas e agricultores, mas incomoda os outros três grupos destacados.

Antes que a campanha pelo B10 pudesse crescer, as distribuidoras começaram a levantar dúvidas sobre a qualidade do biodiesel e os prejuízos causados pelos atuais 5%, que vão desde a danificação de equipamentos das distribuidoras, dos postos e até de consumidores, impactando negativamente nos custos da cadeia de comercialização.

Neste ano o debate deve se intensificar com cada lado apresentando argumentos fortes. Os grupos favoráveis ao aumento da mistura exaltando a melhoria da qualidade do ar, a geração de empregos e renda e a disparidade entre oferta e demanda. Do outro lado empresas e entidades considerando o elevado custo do biodiesel, a falta de teste em motores e a diminuta participação da agricultura familiar.

Um consenso completo não deve acontecer, mas com os inegáveis benefícios da elevação da mistura, este é um objetivo a ser alcançado. Mas antes de dar esse importante passo no âmbito do PNPB é importante equacionar os problemas.

Acreditar que o B10 virá sem que a cadeia produtiva trabalhe na busca por maior eficiência e sem aproximação com os outros envolvidos só torna mais difícil a concretização deste objetivo.

Julio Cesar Vedana
Diretor de Redação

Tags: B10