Vendas de óleo diesel desaceleram em novembro
O mercado nacional de óleo diesel deu uma freada e tanto em novembro. Pelos dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no penúltimo mês de 2025, os brasileiros consumiram pouco mais de 5,62 milhões de m³ do derivado, o que representa uma queda de mais de 12,5% em relação aos valores mais recentes reportados para o mês de outubro.
No começo do mês passado, a ANP havia informado que as vendas de diesel haviam sido de aproximadamente 6,29 milhões de m³. O número, agora, está um pouco abaixo de 6,43 milhões de m³ – correção de aproximadamente 2,2% sobre o valor original.
Com isso, o mês de outubro [ajuste de coerência: o texto indica que a correção foi sobre outubro] passa a deter o recorde de consumo de óleo diesel, superando os 6,37 milhões de m³ reportados para o mês de julho.
400 mil m³ a mais
E esta não foi a única correção relevante feita pela ANP nos números do diesel; os dados dos meses de agosto e de setembro também foram revistos para cima. No primeiro caso, os valores foram de 5,91 para 6,04 milhões de m³ e, no segundo, de 6,11 para 6,24 milhões de m³.