PUBLICIDADE
temas_paineis temas_paineis
Produção e consumo

Citrosuco utiliza navio abastecido com biobunker para transportar suco aos EUA


BiodieselBR.com - 27 ago 2025 - 08:38

A Citrosuco está fazendo a primeira viagem de longo curso com um navio abastecido com biobunker B24 – mistura entre bunker fóssil convencional e 24% de biodiesel. De acordo com uma nota divulgada ontem (26), a embarcação MV Carlos Fischer partiu com uma carga de 32 mil toneladas de suco de laranja do Porto de Santos (SP) com destino aos EUA.

Segundo a companhia, essa mistura reduz em cerca de 20% as emissões de carbono da viagem. "Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a descarbonização do setor marítimo (...) conectando metas ambientais internacionais aos objetivos ESG da Citrosuco, que visa reduzir as emissões de carbono em 28% até 2030 nos escopos 1 e 2", afirmou Karen Lopes, gerente geral de Operações Marítimas e Terminais da companhia.

Turco

A embarcação passou recentemente por atualizações técnicas em Tuzla, na Turquia, e trouxe para o Brasil as primeiras 500 toneladas de biodiesel B24, que foram armazenadas em seus tanques de combustível.

A mistura está disponível também no Brasil. Há cerca de um ano, a Petrobras recebeu autorização da ANP para comercializar o produto e já conta com um acordo com a mineradora Vale.

A adoção do biocombustível está em conformidade com normas internacionais de navegação. Após a estreia do MV Carlos Fischer, a empresa planeja ampliar gradualmente o uso de biodiesel em toda a sua frota, composta por cinco navios próprios e um charter.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Com informações do Estadão Conteúdo