PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Negócio

Petrobras e Vale firmam parceria para testar biobunker


BiodieselBR.com - 25 abr 2025 - 11:48

A Vale está realizando testes o biobunker B24 fornecido pela Petrobras. Nesta última terça-feira (22) um navio afretado pela mineradora brasileira foi abastecido com uma mistura entre combustível marítimo de teor de enxofre ultrabaixo e 24% de biodiesel. A operação aconteceu no porto de Singapura.

A avaliação do combustível marinho com conteúdo renovável fazia parte de um acordo firmado em outubro passado entre a mineradora e a Petrobras

O produto foi formulado pela própria Petrobras Singapore (PSPL). Embora o bunker seja proveniente das refinarias da petroleira brasileira, o biocombustível utilizado na mistura é de fabricação local – tendo sido feito a partir de óleos e gorduras residuais (OGRs). A estatal conta com certificação ISCC EU que garante que seu produto atende aos critérios de sustentabilidade da União Europeia.

“A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Os testes com combustíveis alternativos em navios afretados pela Vale são parte de uma série de iniciativas da mineradora descarbonizar suas operações. A Vale tem a meta de, até 2030, reduzir suas próprias emissões de carbono em 33% e em 15% as emissões geradas em outros pontos de sua cadeia de valor. A substituição do bunker fóssil por alternativas mais limpas está enquadrada nessa segunda meta.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Petrobras