Petrobras acerta venda de diesel coprocessado para a Vale
A Petrobras e a Vale anunciaram nessa sexta-feira (18) terem chegado a um acordo sobre o fornecimento de combustíveis com baixo teor de carbono para a mineradora. O contrato foi assinado pelos presidentes das duas companhias numa cerimônia no Rio de Janeiro.
Pelos termos do acordo, a petroleira vai passar a fornecer seu Diesel R5 – que sai da refinaria já com uma parcela de 5% de material renovável – para a Vale. O combustível será usado para abastecer numa locomotiva que percorre o trajeto da estrada de ferro do Espírito Santo a Minas Gerais e máquinas que operam na mina Fábrica Nova, em Mariana (MG).
Além do percentual renovável incorporado diretamente ao combustível, o óleo diesel consumido pela Vale conta ainda com a adição de 14% biodiesel.
Trata-se da primeira venda da Petrobras do seu diesel coprocessado com conteúdo renovável diretamente para um consumidor final. Não foram divulgados os valores ou os volumes envolvidos no negócio que prevê ainda que ambas as empresas atuem em conjunto para avaliar oportunidades no mercado de baixo carbono, incluindo, além do diesel R, o uso de gás natural e bunker naval com conteúdo renovável.
“A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes”, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em nota distribuída à imprensa.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Petrobras