PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Brasil importou 14,2 milhões de m³ de diesel em 2021


Fábio Rodrigues - 21 jan 2022 - 17:51

O recorde de importação de diesel estava contratado desde novembro, faltava só descobrir qual seria a conta final. Com a divulgação dos dados de dezembro pelo Ministério da Economia sabemos que, em 2021, o Brasil precisou trazer inéditos 14,2 milhões de m³ do derivado para garantir o abastecimento de sua economia.

Com isso o ano passado abre uma vantagem de 9,2% sobres o recorde de 2019 – ano em que importações de diesel beiraram bateram – pela primeira vez – na marca dos 13 milhões de m³.

Além de uma recuperação forte na demanda por óleo diesel no mercado interno – com mais de 57,2 milhões de m³ vendidos até novembro. Os importadores tiveram a favor de si os múltiplos cortes na mistura de biodiesel determinados pelo governo federal a partir do terceiro bimestre. Pelas contas das usinas, os oito meses de mistura abaixo de B13 reduziram a demanda pelo biocombustível nacional em cerca de 1,1 milhão de m³.

Mas esse é só o capítulo mais recente de uma história que vem de longe. Apesar de algumas idas e vindas, as importações brasileiras de diesel vêm apontando para cima desde 2005. Nesses 16 anos, a quantidade de produto importado desembarcado nos portos brasileiros se multiplicou por seis.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR