Insumo

Methanex: Líder de mercado


BiodieselBR.com - 24 nov 2020 - 12:49

A Methanex é uma empresa monogâmica. Tudo o que a multinacional de origem canadense faz hoje em dia está relacionado ao metanol. A fidelidade tornou a empresa a líder neste mercado global – no ano passado ela fabricou 7,6 milhões de toneladas e participou de cerca de 13% do comércio global deste insumo. Seus seis complexos industriais ao redor do mundo têm capacidade para fabricar 8,1 milhões de toneladas. Mas a empresa tem planos de chegar a 11,1 milhões de toneladas.

A empresa está colada na indústria brasileira de biodiesel desde o começo. Quando as primeiras usinas do país ainda estavam em construção e comissionamento foi à Methanex que a ANP recorreu para ajudar aqueles iniciantes a entenderem os cuidados que teriam que tomar ao lidar com o metanol.

Para conhecer melhor a empresa e seu relacionamento com o mercado brasileiro de biodiesel, BiodieselBR.com conversou com o gerente comercial para a América Latina da Methanex, Arturo Jaramillo.

BiodieselBR.com – Em resumo, qual é a história da Methanex?

Arturo Jaramillo – A história da Methanex começa em 1982 quando a Ocelot, uma empresa canadense de exploração de petróleo e gás, abriu sua primeira planta de metanol. Esse projeto ganhou corpo até que, uma década depois, a Methanex como conhecemos hoje surgiu. Em 1995 já éramos uma empresa dinâmica e global, com uma base sólida em nossos valores corporativos: confiança, respeito, integridade e profissionalismo. Durante os anos seguintes tivemos um forte desenvolvimento, passando de uma única planta para 11 unidades de produção em seis sites diferentes e nos consolidando como o maior produtor e comerciante de metanol a nível global. Também conseguimos desenvolver nossa própria empresa de transporte, a Waterfront Shipping, que hoje é uma ferramenta fundamental para a eficiência e flexibilidade em nossa cadeia de suprimento global. Vale ressaltar que estamos 100% focados em um único produto: o metanol, e é importante destacar que algo que tem caracterizado nossa história é o foco na saúde e segurança. Assim, desde o início, aderimos à iniciativa global de Responsible Care, sempre com o objetivo de manter e compartilhar os mais elevados padrões de segurança.

BiodieselBR.com – Como começa a história da Methanex no mercado brasileiro de biodiesel?

Arturo Jaramillo – Com muito orgulho, podemos dizer que estamos ligados à indústria do biodiesel no Brasil desde suas origens. Como já tínhamos operações no Brasil há vários anos focadas em outros derivados e, portanto, poderíamos contribuir com nossa experiência nesta nova indústria emergente, fomos procurados pela ANP para¬ apresentar um seminário ao setor com o objetivo de passar mais detalhes sobre o metanol, seu mercado, logística e, é claro, questões relacionadas ao manuseio seguro do produto. Foi assim que começamos a nos aprofundar no mundo do biodiesel, onde crescemos continuamente junto com nossos clientes a partir de relacionamentos de longo prazo.

BiodieselBR.com – Qual a relevância do setor de biodiesel para a Methanex no mercado brasileiro?

Arturo Jaramillo – O biodiesel se tornou numa indústria de grande importância para o mercado de metanol no Brasil à medida que os mandatos aumentaram e ele se estabeleceu como um setor-chave dentro do mercado de biocombustíveis. Além do significativo volume que representa hoje, o biodiesel brasileiro possui um potencial de crescimento muito importante devido ao papel que desempenha na matriz energética e aos benefícios que gera. No mercado de metanol no Brasil, é provavelmente o segmento com maior capacidade de continuar aumentando seus volumes.

BiodieselBR.com – Como você tem visto, do ponto de vista do fornecedor, a evolução do mercado nesses anos?

Arturo Jaramillo – Vemos uma indústria que já fez grandes avanços e com certeza continuará avançando no futuro. Ela abordou de forma consistente e com sucesso os desafios enfrentados por todas as indústrias. Também vemos que o biodiesel hoje está fortemente vinculado e comprometido com o desenvolvimento das comunidades e do país. Os produtores e associações do setor têm desempenhado um papel de destaque nesse crescimento e, como fornecedores, temos podido acompanhar o processo com nossa experiência e conhecimento especializado sobre o metanol. É gratificante ver essa evolução positiva e queremos continuar a contribuir.

BiodieselBR.com – Além de fornecer metanol, que outras ações a Methanex desenvolveu com as fábricas ao longo dos anos?

Arturo Jaramillo – Desde o início buscamos apoiar o crescimento da indústria, pois estávamos convictos de seu potencial, e ao mesmo tempo poder ajudar com nossa experiência no manuseio seguro do metanol e compartilhar os princípios do Responsible Care com produtores de biodiesel, transportadores e terminais. Por isso, a partir de 2008, começamos a realizar visitas às usinas e palestras de segurança. Uma ação que temos apoiado é o treinamento, com o apoio dos bombeiros, dos brigadistas responsáveis pelo combate a eventuais incêndios nas usinas. Estamos muito contentes em ver como a indústria do biodiesel se desenvolveu e, também, pudemos apoiar seu aprendizado sobre o metanol e ao mesmo tempo que continuamos a aprender sobre o biodiesel. Esta tarefa é algo que realizamos desde o início e procuramos continuá-la independentemente das circunstâncias. Em meio à pandemia da covid-19, pudemos continuar a dar suporte sobre manuseio seguro do metanol aos nossos clientes por meio de plataformas online.

BiodieselBR.com – Quais são os principais desafios da indústria de biodiesel e metanol no Brasil?

Arturo Jaramillo – Acreditamos que o maior desafio do setor seja continuar contribuindo para o desenvolvimento do país, como tem feito até agora. O biodiesel cumpre uma tarefa fundamental para o Brasil do ponto de vista do desenvolvimento de diferentes setores de sua economia e, também, com um impacto muito positivo do ponto de vista ambiental. O biodiesel no Brasil é um exemplo de sucesso que pode ser replicado em outras aplicações de energia com benefícios para o meio ambiente. Nosso papel para contribuir para enfrentar com sucesso este desafio é continuar a ser um parceiro confiável e próximo da indústria, criando e mantendo relacionamentos de longo prazo com nossos clientes e, como sempre, continuar com o nosso selo de compartilhamento dos princípios de Responsible Care.

BiodieselBR.com – Como está a estrutura com a qual a Methanex atua hoje no Brasil?

Arturo Jaramillo – Hoje a Methanex opera em três terminais portuários no Brasil, o que nos permite atender aos clientes da maneira mais eficiente e segura. O país recebe entre três e quatro navios por mês que abastecem nossos terminais. Em relação à origem do nosso produto, hoje contamos com seis sites de produção estrategicamente distribuídos ao redor do mundo, o que nos permite garantir a confiabilidade no abastecimento dos nossos clientes e uma logística global para maior eficiência e segurança. Também temos nossa própria empresa de transporte, complementada com serviço de outras empresas de transporte marítimo, o que proporciona maior flexibilidade para nossa cadeia de suprimentos global. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com nossos distribuidores, parceiros estratégicos no Brasil. Essa rede de distribuição permite que nosso metanol chegue a um maior número de clientes.

BiodieselBR.com – No atual contexto de mercado, como a Methanex tem conseguido continuar garantindo o fornecimento de metanol no Brasil?

Arturo Jaramillo – Certamente estes foram tempos extremamente desafiadores para todos e a Methanex trabalhou com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar das pessoas mesmo dentro de um cenário de pandemia global. Adicionalmente, colocamos todos os nossos esforços, conhecimento e estrutura para continuar garantindo um abastecimento confiável para nossos clientes. Essa estrutura, com a diversidade de terminais e de origem do nosso produto somado a rede de parceiros estratégicos com os quais trabalhamos, tem permitido assegurar nossas operações apesar da complexidade da situação. A pandemia certamente tem sido um grande desafio, mas, já tivemos sucesso em enfrentar situações muito diferentes antes sem nunca falhar com nossos clientes. Em seus mais de 30 anos de história na região, a Methanex nunca teve que declarar força maior.

BiodieselBR.com – Nos últimos anos, o boom do gás natural nos Estados Unidos mudou substancialmente o mapa da indústria do metanol. Como a Methanex está se posicionando neste novo cenário?

Arturo Jaramillo – A Methanex tem acompanhado e participado do desenvolvimento dos Estados Unidos com o boom que você menciona. Como resultado desse cenário positivo, entre 2012 e 2013 tomamos a decisão de realocar duas de nossas fábricas do Chile para a Luisiana. Concluído o processo, conseguimos ter uma capacidade instalada de dois milhões de toneladas em nosso site de Geismar para atender não só o mercado norte-americano, mas também o resto do mundo. Estamos construindo uma terceira planta nesse site com capacidade produtiva de 1,8 milhão de toneladas, o que nos deixará em boas condições para continuar consolidando nossa liderança e como parceiro estratégico para nossos clientes.