PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

PBio vai comercializar o enxofre produzido pelas refinarias da Petrobras


BiodieselBR.com - 06 fev 2024 - 16:41

A Petrobras Biocombustível (PBio) está entrando num mercado completamente novo. No começo deste mês a fabricante de biodiesel assumiu a exclusividade na venda do enxofre produzido pelas refinarias do Grupo Petrobras. O primeiro carregamento do produto saiu da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) na tarde da última quinta-feira (01).

Antes, o produto era comercializado pela Vibra (ex-BR Distribuídora).

Um dos coprodutos gerados durante o processo de refino do petróleo, o enxofre é usado como matéria-prima na produção de fertilizantes, papel e celulose, borracha entre outros segmentos. A produção da Petrobras atende a cerca de 9% da demanda atual da indústria brasileira.

A estimativa para este ano é que a Petrobras produza 180 mil toneladas de enxofre. A estimativa é que a venda do produto gere um lucro de R$ 36 milhões para a PBio. Em 2022, a PBio teve prejuízo de R$ 196 milhões.

De acordo com o presidente da PBio, Danilo de Siqueira Campos, essa nova frente de negócios tem excelentes perspectivas a curto prazo. “Para a PBio, este momento representa o começo de uma nova fase na vida da empresa, que colherá resultados certamente muito bons das vendas que fará ainda no primeiro semestre de 2024”.

Até o final do ano passado, a PBio estava na lista de negócios dos quais a Petrobras planejava vender. Uma série de participações que empresa tinha em outros negócios foram liquidados – entre as quais 50% da atual Be8 (antiga BSBios) – e, hoje, seus únicos ativos são as usinas de biodiesel de Montes Claros (MG) e Candeias (BA).

Com o novo mandato de Lula e a mudança na direção da petroleira, a empresa decidiu voltar a investir na PBio.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Petrobras

Tags: Pbio Petrobras