BiodieselBR
Publicidade

Nova usina de biodiesel da Caramuru já está pronta para o mercado

Nessa segunda-feira (25), a Caramuru de Sorriso entrou oficialmente no mercado de biodiesel. A Receita publicou o Registro Especial de Produtor de Biodiesel em nome unidade.
BiodieselBR.com 3 min de leitura
Agora não falta mais nada. Nessa segunda-feira (25) a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União o Registro Especial de Produtor de Biodiesel em nome usina da Caramuru em Sorriso (MT). Esse era o último nó que precisava ser desatado antes da nova planta do grupo industrial entrar no mercado de uma vez por todas.

Agora não falta mais nada. Nessa segunda-feira (25) a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União o Registro Especial de Produtor de Biodiesel em nome usina da Caramuru em Sorriso (MT). Esse era o último nó que precisava ser desatado antes da nova planta do grupo industrial entrar no mercado de uma vez por todas.

Com capacidade para fabricar 102,6 milhões de litros de biodiesel por ano, a nova planta da Caramuru é a primeira unidade do grupo empresaria fora do estado de Goiás. A construção dessa unidade começou no final do ano passado, a Autorização de Operação da ANP – indicando que a usina já está pronta para rodar – saiu nessa última quinta-feira (21).

Ela não é particularmente grande para os padrões do setor ocupando uma modesta 34ª posição no ranking nacional de fabricantes. Já entre as usinas mato-grossenses ela é a 7ª maior.

Com sua chegada ao mercado, o MT passa a ter 14 usinas de biodiesel completamente operacionais. A capacidade instalada estadual total chega a 1,58 bilhão de litros anuais.

Luta

A Caramuru passa a controlar um total de três usinas de biodiesel – São Simão, Ipameri e, a partir de agora, Sorriso. No total, o grupo empresarial pode fabricar até 552,6 milhões de litros de biodiesel por ano com capacidade de oferta de 92,1 milhões de litros a cada leilão.

O grupo industrial tinha esperança de que a sua nova fábrica estreasse no Leilão 57 – certame que vai abastecer o mercado do último bimestre deste ano. A usina chegou a ser pré-habilitada para a disputa, mas acabou barrada pela ANP justamente por falta da Autorização de Operação e do Registro da Receita Federal.

Apesar da negativa, a companhia ainda não desistiu. Nessa quinta-feira (21), seus advogados entraram com um recurso questionando a desclassificação de Sorriso. A publicação de hoje dá um poudo mais de munição para o pedido.

Se a argumentação for acolhida, o L57 será disputado por 39 unidades produtivas com uma capacidade de oferta equivalente a 1,17 bilhão de litros.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: